sábado, dezembro 16, 2017

IMAGINÁRiO #416

José de Matos-Cruz | 24 Abril 2013 | Edição Kafre | Ano X – Semanal – Fundado em 2004

PRONTUÁRiO

HUMORES
O sucesso logrado pelo 22º Festival Internacional de Banda Desenhada - Amadora Bd 2011, tendo por tema central o Humor, tem repercussões artísticas e documentais - ao nível quer das histórias em quadradinhos, quer das memórias histriónicas - no Catálogo editado com direcção de Nelson Dona e coordenação de Cristina Gouveia, sob chancela da Câmara Municipal da Amadora. Um sugestivo formato e um conceito específico fundem-se numa vitalidade gráfica e contextual que, em conjugação com as diversas manifestações do certame, definirá também expectativas futuras. Segundo comentário, transcrito, de André Brun, «humorista não é quem faz rir: é quem faz pensar. Note-se que digo pensar e não sonhar. O humorismo chama os espíritos à realidade da vida sem, todavia, ter também o amargo dos pessimistas». Ainda em privilégio, como autor nacional em destaque, Filipe Andrade - premiado com o Melhor Desenho para Álbum Português em 2010. Matéria de apreço, eis sobretudo um precioso suporte analítico e ilustrativo.

CALENDÁRiO

05JUL2012 - Columbia Tristar Warner estreia O Fantástico Homem-Aranha / The Amazing Spider-Man de Marc Webb; sobre o clássico em quadradinhos (concebido por Stan Lee em 1962, no universo dos Marvel Comics), com Andrew Garfield e Emma Stone. IMAG.3-18-23-28-39-47-49-110-114-148-149-155-217-221

07JUL-28OUT2012 - Em Cascais, Casa das Histórias Paula Rego expõe A Dama Pé-de-Cabra de Paula Rego e Adriana Molder; sob inspiração na narrativa histórica de Alexandre Herculano (1810-1877), sendo curadora Helena Freitas. IMAG.11-13-31-38-95-146-199-205-220-258-268-269-309-312-321-325-338-342-364-370-384-399-412

10JUL-26AGO2012 - No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I, Apenas Livros e José de Matos-Cruz apresentam Entre:Visões - O Infante Portugal e as Sombras Mutantes - mostra de Isabel Aboim, Filipe Abranches, Renato Abreu, Teotónio Agostinho, João Amaral, Ana Biscaia, Cação Biscaia, Richard Câmara, João David, Luís Diferr, Fernando Filipe, Sara Franco, José Garcês, Daniel Henriques, Catherine Labey, Daniel Maia, Zé Manel, J. Mascarenhas, Pedro Massano, Baptista Mendes, Fernando Vilhena de Mendonça, Victor Mesquita, Susa Monteiro, Nuno Pereira, Susana Resende, André Ruivo, José Ruy, Eugénio Silva, Augusto Trigo, Maria João Worm, Carlos “Zíngaro”.

13JUL-09SET2012 - No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I expõe Jornadas de Um Canário Na Mina de Carvão de Mário Vitória.

01-02SET2012 - No Hard Club do Porto, antigo Mercado da Ribeira, decorre a segunda edição de Portusaki, evento de entretenimento envolvendo animação, banda desenhada, jogos, cinema, televisão e música.

MEMÓRiA

25ABR1933-2011 - Jerry Leiber: Letrista americano, autor - com o compositor Mike Stoller - de sucessos como Jailhouse Rock e King Creole (por Elvis Presley) - «Quando começámos, era para nos divertirmos, mas ele acabou por se revelar uma máquina de ideias» (Mike Stoller). IMAG.372

29ABR1863-29ABR1933 - Konstantínos Kaváfis: Poeta e jornalista grego - «Os dias do futuro estão em frente a nós / como uma longa fila de círios acesos. / Dourados, quentes, vivos, pequeninos círios. / Os dias do passado ficam para trás, / uma triste fileira de apagados círios: / ainda fumegantes os mais próximos, / os outros frios, derretidos, recurvados. / Não quero vê-los: essa imagem fere-me - / dói-me lembrar a luz que foi a deles. / Olho na frente os meus círios acesos. / Não quero voltar-me e ver, horrorizado, / como rápida se amplia a fila escura, / como se multiplicam os que se apagaram».

29ABR1923-2010 - Irvin Kershner: Cineasta norte-americano, director de O Império Contra-Ataca / Star Wars - The Empire Strikes Back (1980) - «Gosto de encher o ecrã com o rosto dos actores. Não há nada mais interessante que a face humana». IMAG.333

1832-30ABR1883 - Édouard Manet: Pintor e artista gráfico francês - «Não sabíamos que ele era tão grande» (Edgar Degas - 1883). IMAG.81-194-355

ANUÁRiO

85aC-43ac - Publilius Syrius, aliás Públio Siro: Escritor e pensador latino - «Censura os teus amigos em privado, e elogia-os em público» (Sententiæ).

1713-1792 - Luiz Antonio Verney: Teólogo, professor, filósofo e escritor português, mentor do Iluminismo e insigne estrangeirado - «O estilo baixo são modos de falar dos ignorantes e pouco cultos: o estilo simples é modo de falar natural e sem ornamentos, mas com palavras próprias e puras. Pode um pensamento ter estilo sublime, e não ser pensamento sublime; e pode achar-se um pensamento sublime, com estilo simples». IMAG.374

VISTORiA

A maior parte das coisas de que falamos são medíocres; e daqui vem que neste estilo de falar deve-se empregar um homem que quer falar bem e conseguir fama de homem eloquente. Um homem de juízo, que conhece as coisas como são, forma delas ideias justas e verdadeiras, e as explica com as palavras que são mais próprias. Donde vem que o estilo medíocre compete propriamente às Ciências todas, à História e outras coisas deste género, nas quais se representam coisas não vis, mas medíocres; porém representam-se da mesma sorte que são, e com palavras próprias. Também as cartas de negócios graves, ou eruditas, e aquelas de cerimónia a pessoas grandes, etc., costumam ser neste estilo. É, porém, de advertir que o estilo medíocre admite todos os ornamentas da arte: beleza de figuras, metáforas, pensamentos finos, belas descrições, harmonia do número e da cadência. Contudo, não tem a vivacidade e grandeza do sublime. Participa de um e outro, sem se assemelhar a nenhum. Tem mais força e abundância que o simples, menos elevação que o sublime, e prossegue com passo igual e mui brandamente.
Luiz Antonio Verney
- Verdadeiro Método de Estudar (1746 - excerto)

INVENTÁRiO

Com apresentação no VIII Festival Internacional BD de Beja em 2012, As Sombras Mutantes encerra uma trilogia por José de Matos-Cruz, sendo ilustrado por Daniel Maia e Susana Resende, e Daniel Henriques como arte-finalista convidado.
Nesta derradeira jornada d’O Infante Portugal, participam, também, artistas veteranos de renome e ilustres novos talentos, com visões alternativas e criativas do herói titular.
Aparecido em 2007, sob chancela Kafre, o livro inaugural (O Infante Portugal e As Tramóias Capitais) foi reeditado pela Apenas Livros em 2010, a par com a publicação da segunda jornada (O Infante Portugal e A Íntima Capitulação), e tiveram então lançamento no 21º Amadora BD.
A saga, inspirada pela mitologia mágica nacional e, também, uma ode ao mundo de super-heróis e seus antagonistas, joga com cânones conhecidos do público, ao narrar as aventuras do Infante Portugal nos meandros do submundo e de místicas intrigas lusitanas, e a sua identidade secreta - o impecável advogado Rui Ruivo - não passa desapercebida.
Aqui, Lisboa é uma cidade imaginária, intemporal, onde se entrecruzam ou entrechocam alfacinhas solitários, vadios e boémios, cidadãos ilustres, paladinos fantásticos, jornalistas e filósofos, inquietos exilados, mulheres prodigiosas, infandos malfeitores e políticos ubíquos…

BREVIÁRiO

Tinta da China edita Trabalhos e Paixões de Fernando Assis Pacheco de Nuno Costa Santos. IMAG. 117-317

Universal edita em CD, sob chancela Deutsche Grammophon, Jules Massenet [1842-1912]: Werther por Rolando Villazón, Sophie Koch e Eri Nakamura, com Royal Opera House sob a direcção de Antonio Pappano. IMAG.355

Teorema edita O Sistema Periódico de Primo Levi (1919-1987); tradução de Maria do Rosário Pedreira. IMAG.126-236-244-412

Deutsche Grammophon edita em Blu-Ray, Gaetano Donizetti [1797-1848]: Anna Bolena por Anna Netrebko, Elina Garanca e Ildebrando D’Arcangelo, com Wiener Staatsoper sob a direcção de Evelino Pidò. IMAG.156-297-317

EXTRAORDINÁRiO

OS ALTERNATIVOS - Folhetim Aperiódico

QUANDO A NOITE ESTÁ PARADA VÃO-SE OS VENTOS DE MUDANÇA - 10

Silvina deu um gritinho, apardalada mas ciosa. Não era, porventura, brincadeira de entrudo o que Olavo lhe requeria, com uma severidade indecifrável por detrás daquele rosto como cera porosa.
- A minha mão não se pede, pertencerá a quem provar pertencer-lhe… chalaceou a inocência, tentando o inferno em propriedade privada.
Continua
 

Sem comentários:

Enviar um comentário