segunda-feira, dezembro 18, 2017

IMAGINÁRiO #420

José de Matos-Cruz | 24 Maio 2013 | Edição Kafre | Ano X – Semanal – Fundado em 2004


PRONTUÁRiO

FELINOS

Pintora, ilustradora e autora de banda desenhada, nascida em França (1945), tendo frequentado a Escola de Belas Artes de Paris, e naturalizada portuguesa (1975), Catherine Labey concebeu e recriou Provérbios… Com Gatos! - álbum com edição sob chancela Asa, e que nos propõe uma peculiar visão artística sobre a relação efabulada e amistosa entre humanos e felinos. «Graciosos, brincalhões, ternurentos, são eles que nos falam de provérbios, numa abordagem diferente da sabedoria popular. Muitos provérbios existem também além-fronteiras, mas outros têm um sabor essencialmente português. Cada página é composta por duas tiras que correspondem a dois provérbios cujos protagonistas são gatos» - eis a proposta expressa, aliando o sentido de humor às conotações sociais, psicológicas e culturais. A par com um olhar lúdico e intemporal, de referências universais - dirigido «a todos os amigos de gatos… e não só!».
IMAG.132-147-150-160-256-404-416

CALENDÁRiO

1921-30JUL2012 - Christian François Bouche-Villeneuve, aliás Chris Marker: Escritor, realizador de cinema e fotógrafo francês, criador de multimédia - «Espírito curioso, cineasta incansável, poeta apaixonado por gatos, videasta, personagem secreta, de um imenso talento» (Gilles Jacob).

1919-05AGO2012 - Chavela Vargas: Cantora da tradição ranchera mexicana, la Llorona, natural da Costa Rica - «Não acredito que haja neste mundo um palco suficientemente grande para ela… / Fez do abandono e da desolação uma catedral na qual cabíamos todos e de que saíamos reconciliados com os nossos próprios erros, e dispostos a continuar a cometê-los» (Pedro Almodóvar).

1941-07AGO2012 - João Dixo: Artista plástico português, ligado ao movimento conceptual, professor da Escola Universitária de Artes de Coimbra - «A pintura não pretende informar; é como a poesia, pretende levantar suspeitas».

1944-07AGO2012 - Marvin Hamlisch: Compositor americano, autor de música para cinema (como Golpe de Mestre / The Sting - 1973 de George Roy Hill) e teatro (como Sweet Smell of Success - 2002) - «Nunca tive educação ou aprendizagem vocal».

1925-10AGO2012 - Carlo Rambaldi: Técnico italiano de efeitos especiais para cinema, animou Alien, o 8º Passageiro (1979) e delineou ET - O Extraterrestre (1982), por ambos sendo distinguido com o Oscar - «Um dos génios internacionais do cinema» (Mário Caligiuri).

ANUÁRiO

1933-2011 - Pedro Vieira de Almeida: Arquitecto português, professor e investigador - «Na sua actividade de arquitecto ou na qualidade de crítico, esteve ligado a muito do que de mais relevante foi feito na arquitectura do Século XX em Portugal. O seu trabalho como docente foi também muito importante para que toda uma geração de arquitectos e urbanistas obtivesse um conhecimento adequado da relevância e da história da arquitectura portuguesa» (Francisco José Viegas). IMAG.374

MEMÓRiA

19FEV1473-24MAI1543 - Nicolau Copérnico: Astrónomo e matemático, autor de As Revoluções dos Orbes Celestes/De Revolutionibus Orbium Coelestium, concebeu a Teoria Heliocêntrica, que afirma o Sol como centro de um sistema à volta do qual giram a Terra e os demais planetas - «A sabedoria da Natureza é tal, que não produz nada de supérfluo ou de inútil». IMAG.146

25MAI1803-1882 - Ralph Waldo Emerson: Escritor e filósofo americano - «As coisas podem ser esbeltas, elegantes, sumptuosas, graciosas, atraentes - mas, enquanto não tocam a imaginação, não logram deslumbrar». IMAG.368

26MAI1923-2011 - James Arness: Actor americano do cinema e da televisão, protagonista de Matt Dillon/Gunsmoke (1955-1975) - «Ao longo dos anos, tive o privilégio de trabalhar com tantos e tão grandes actores!». IMAG.56-362

1885-27MAI1963 - Aquilino Ribeiro: Escritor português - «O pior dos crimes é produzir vinho mau, engarrafá-lo e servi-lo aos amigos» (Aldeia - Terra, Gente e Bichos - 1946).

28MAI1923-2006 - György Sándor Ligeti: Compositor húngaro, privilegiou a técnica massa de som - «Cada nota da escala cromática soa em cinco oitavas. A peça desenvolve-se a partir desse acorde, com nuances sempre distintas». IMAG.335

29MAI1923-2010 - Bernard Clavel: Jornalista e escritor francês, distinguido com o Prémio Goncourt (Les Fruits de L’Hiver - 1968); em 1977, abandonou a Academia Goncourt, e recusou por duas vezes a condecoração da Legião de Honra - «Messieurs les censeurs, bonsoir!». IMAG.327

EPISTOLÁRiO

Ouvi, com humilde admiração, uma senhora confessar que a sensação de estar bem vestida dava-lhe um sentimento de tranquilidade interior, que a religião não lhe podia conferir.
Ralph Emerson
- Letters and Social Aims



VISTORiA

Depois de longas investigações convenci-me, por fim, de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol.
Não duvido que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento - não superficialmente, mas de uma maneira profunda - das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura, a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos.
Nicolau Copérnico
- De Revolutionibus Orbium Coelestium

Vila cubista chamaram a Olhão, e, de facto, a vol d'oiseau, parece a casaria projectar-se duma tela de Picasso para ludíbrio dos olhos afeitos à ordem objectiva das três dimensões. De um prédio para o outro as açoteias e fachadas imbricam-se, acavalam-se, sobrepõem-se, desarticulam-se, anuladas pela brancura e pela miragem as leis da perspectiva e do volume. São milhares de cubos em equilíbrio instável, paradoxal, absurdo, como cantarias duma Babel juncando um campo raso. E todavia, deste mar revolto de planos e desta fanfarra endiabrada de branco, filtra-se uma sensação de pureza, de banho auroral, como rescende o perfume dum canteiro de açucenas. E dá vontade de ali ficar, à vista da ria, dum azul ideal de iluminura, entre o céu duma diafaneidade vaporosa, onde mal se aguentam nuvens brancas, e aquele tablado branco escapa à imaginação mais desmedida.
Aquilino Ribeiro
- Guia de Portugal

Terei passado a vida a interrogar-me sobre a função da recordação, que não é o contrário do esquecimento, mas o seu avesso. Nós não recordamos, reescrevemos a memória como reescrevemos a história…
Ele não vem de outro planeta, vem de outro futuro: o ano 4001, a época em que o cérebro humano atingiu o estádio do seu uso total. Tudo funciona na perfeição, tudo aquilo que nós deixamos dormir, incluindo a memória. Consequência lógica: uma memória total é uma memória anestesiada. Após tantas histórias de homens que tinham perdido a memória, eis aqui a de um homem que perdeu o esquecimento. E que, por uma bizarria da sua natureza, em vez de se orgulhar e desprezar essa humanidade do passado e as suas trevas, se afeiçoou a ela, primeiro por curiosidade e depois por compaixão. No mundo de onde vem, convocar uma recordação, emocionar-se face a um retrato, tremer ao escutar uma música só podem ser o sinal de uma longa e dolorosa pré-história. Ele quer compreender: essas enfermidades do tempo, sente-as como uma injustiça.
Chris Marker
- Sans Soleil (1983)

BREVIÁRiO

Temas e Debates edita, com Circulo de Leitores, Portugal - Luz e Sombra - O País Depois de Orlando Ribeiro (1911-1927) de Duarte Belo. IMAG.45-343-398

Urania edita em CD, Giuseppe Verdi [1813-1901]: La Forza del Destino por Renata Tebaldi e Mário Del Monaco, com Orchestra e Coro del Maggio Musicale Fiorentino, sob a direcção de Dimitri Mitropoulos.
IMAG.72-89-156-188-203-222-223-295-308-314-318-328

Imprensa Nacional - Casa da Moeda edita As Torres Milenárias de Urbano Tavares Rodrigues. IMAG.71-96-157-229-384

Bertrand edita Geografia Sentimental, Aldeia - Terra, Gente e Bichos e Arcas Encoiradas de Aquilino Ribeiro (1885-1963).
IMAG.17-50-92-128-147-163-172-192-203-239-256-278-279-342

NOTICIÁRiO

Copérnico Vai Ser Enterrado 467 Anos Depois

O astrónomo Nicolau Copérnico terá um enterro solene no próximo dia 22 de Maio, 467 anos depois da sua morte. A informação foi dada pelo porta-voz eclesiástico da diocese de Ermland, no Noroeste da Polónia.
O funeral dos restos mortais deste cientista, que viveu entre 1473 e 1543, será realizado na catedral de Frauenburger. Os ossos cranianos desenterrados há quatro anos serão sepultados debaixo de um dos altares da catedral. Em Janeiro irão começar os trabalhos para se construir o túmulo de duas toneladas de granito negro.
Os restos mortais foram descobertos há quatro anos por arqueólogos polacos em Grabungen. Três anos depois, uma análise de ADN trouxe a certeza de que eram os restos mortais do astrónomo. Especialistas policiais reconstruíram o rosto do cientista, com base nos ossos encontrados, que coincide com o retrato de Copérnico.
O cientista desenvolveu a teoria heliocêntrica - a Terra move-se em volta do Sol. A sua obra De Revolutionibus Orbium Coelestium é considerada uma pedra basilar da astronomia.
29DEZ2009 - Diário de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário