quarta-feira, dezembro 13, 2017

IMAGINÁRiO #415

José de Matos-Cruz | 16 Abril 2013 | Edição Kafre | Ano X – Semanal – Fundado em 2004

PRONTUÁRiO

REBELDES
Na memória de Hollywood, persiste um punhado de filmes representativos de uma galeria escassa mas essencial, os quais aliam um fascínio ficcional e artístico, ao testemunho exuberante do seu tempo virtual. Assim também, a realidade transfigura-se em ritual e, universalizados os conflitos em causa, os seus precários heróis convertem-se em símbolos, sob o culto estilizado dos respectivos protagonistas. Entre tais obras primordiais, Amor Sem Barreiras / West Side Story (1961) permanece como um dos marcos insuperáveis. À partida, esteve um famoso musical da Broadway - escrito por Arthur Laurents, com poemas de Stephen Sodheim e partitura de Leonard Bernstein. Jerome Robbins - responsável pela encenação em Nova Iorque, a nível nacional e em Londres - assumiu a direcção com Robert Wise, ainda produtor. Ernest Lehman concebeu a adaptação. A Academia rendeu-se à interacção destes e outros génios e talentos, atribuindo dez Oscars a West Side Story - entre os quais ao Filme, à Realização, à Música, à Coreografia, à Fotografia colorida (Daniel L. Fapp), ao Guarda-Roupa (Irene Sharaff), à Montagem (Thomas Stanford & Marshall M. Borden) e aos Actores Secundários (Rita Moreno e George Chakiris).

CALENDÁRiO

1941-25JUN2012 - Nora Ephron: Argumentista e cineasta americana - «Elevou-nos a todos, com uma sabedoria e uma sagacidade combinadas com um amor por nós e pela vida… Foi uma jornalista / artista que sabia o que era importante: como as coisas realmente funcionam, o que vale a pena, quem é fascinante e porquê» (Tom Hanks). IMAG.323-341

17AGO1923-28JUN2012 - Robert Sabatier: Ficcionista e poeta francês, distinguido com o Prémio Goncourt por Les Allumets Suédoises (1969) - «Escrevo por necessidade, para encontrar alguma coisa que ignoro».

28JUN-28OUT 2012 - Em Lisboa, Museu do Chiado expõe O Modernismo Feliz: Art Déco Em Portugal 1912-1960, sendo comissário Rui Afonso Santos.

10JUL-26AGO2012 - No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I, Apenas Livros e José de Matos-Cruz apresentam Entre:Visões - O Infante Portugal e as Sombras Mutantes.

14NOV-15DEZ2012 - No Teatro da Politécnica, em Lisboa, Artistas Unidos expõe Fracções de José Francisco Azevedo e Ruth Rosengarten.



COROLÁRiO

Fracções

Dois territórios pessoalíssimos. E uma multiplicidade de real invadida de nostalgia.
Próximas por intuição, as fotografias de José Francisco Azevedo e Ruth Rosengarten vivem segundo o princípio de que só poeticamente se está verdadeiramente no mundo.
Fracções da existência. Como se o Tempo no-las deixasse ver uma última vez.
Emanuel Cameira

MEMÓRIA

17ABR1923-2008 - Gianni Raimondi: Tenor lírico italiano, Prémio Caruso em 1990 - «Podia não ter uma grande voz, mas era excitante e de grande beleza, com um top cálido, pastoso, gradevole e um timbre homogéneo, cantando com um estilo elegante e um fraseamento requintado e muito agradável» (Joern H. Anthonisen). IMAG.222

20ABR1893-25DEZ1993 - Joan Miró: Pintor e escultor espanhol, nascido em Barcelona - «Trabalhar muitíssimo e viver a vida, fazer um passeio na montanha ou olhar uma bela mulher, ler um livro, ouvir um concerto: que isso tudo alimente o meu espírito para que a sua voz se torne mais forte. E, principalmente, queira Deus que não me falte a Santa Inquietude! Graças a ela, os homens avançaram». IMAG.356

1911-20ABR1993 - Fortino Mario Alfonso Moreno Reyes, aliás Cantinflas: Actor e humorista mexicano - «As pessoas deveriam rir-se mais, mas depois de se terem alimentado».

21FEV1933-21ABR2003 - Eunice Kathleen Waymon, aliás Nina Simone: Compositora, pianista e cantora americana, activista dos direitos humanos - «Vou dizer o que significa liberdade para mim. Liberdade é realmente não sentir medo de espécie alguma. Todos deveriam ser livres e, se não o formos, é porque somos assassinos».

22ABR1923-2008 - Bettie Page: Pin-up norte-americana, ícone e modelo fotográfico - «Personificou o estereótipo dos anos cinquenta e a sexualidade escondida por baixo da superfície» (Karen Essex, James L. Swanson). IMAG.6-193-229

COMENTÁRiO

AMOR SEM BARREIRAS

Clássico de vanguarda, em testemunho de uma geração rebelde, estilizado sob o elã visionário e coreográfico, pelos cenários de Nova Iorque, Amor Sem Barreiras / West Side Story (1961) de Robert Wise & Jerome Robbins sublima uma fusão do palco à tela, entre Broadway e Hollywood…
West Side é um bairro de Nova Iorque, estigmatizando-se as rivalidades e os confrontos entre dois grupos de adolescentes marginais - os italianos Jets, liderados por Riff; e os porto-riquenhos Sharks, cujo chefe é Bernardo. Território neutral entre tais gangues, um ginásio é o cenário onde desencadeiam as suas proezas atléticas e baléticas, com um extraordinário virtuosismo plástico ou dramático.
Então, tudo se precipita quando Tony, um ex-parceiro de Riff, se apaixona por Maria, a irmã de Bernardo. Elementos como rebeldia, racismo e intolerância exorbitam-se numa tragédia romântica, moderna versão do shakespeareano Romeu e Julieta. Sob esta explícita conturbação sociológica e poética, pelas ruas pobres de Manhattan nos anos ’50 do Século XX, subjaz uma idealização crítica da delinquência juvenil.
Originalmente, Arthur Laurents previra opor na sua peça - em que o filme se baseia - judeus e irlandeses, através da Big Apple, mas as guerras logo delimitadas, entre latinos e caucasianos, determinaram a raiz cultural de um choque étnico e singular. Em cinema, e apesar das suas múltiplas funções, Robert Wise não interferiu na matriz temática, preferindo abstrair os desafios inerentes a uma comédia musical, que assim encarava pela primeira vez.
Aliás, Robert Wise não era inexperiente quanto ao género, para além de uma carreira já veterana. De facto, iniciara-se nos departamentos de som e música dos estúdios da RKO, acabando por participar na finalização técnica de várias fitas com Fred Astaire & Ginger Rogers. Porém, foi a evidência das dificuldades criativas, e da própria evolução entretanto explorada, do palco à tela, a suscitar dois realizadores.
Assim, Jerome Robbins impôs para si um tal estatuto, a par com as tarefas cenográficas. No entanto, sendo um cineasta em estreia, os custos e ambições do projecto garantiram a coordenação por Robert Wise - que acabou executando a rodagem, uma vez concluídas as cenas mais espectaculares. A fusão visionária e catártica, entre ambos lograda, sobrevém no prodigioso elã de Amor Sem Barreiras, um clássico moderno.

PARLATÓRiO

Seja o que for que alguém possa concluir sobre a minha música, seja o que for que alguém sinta por ela, saiba que a perturbação que ela provoca é também parte da perturbação do ouvinte. Tudo o que se ouve nessa música é absolutamente verdadeiro.
Jazz é uma palavra branca para uma música negra.
Não estou no meu país. Nasci aqui, nos EUA, mas este não é o meu lar. Sinto estar à beira de ser crucificada aqui, só não sei dizer por quem.
Toda a minha vida desejei exprimir o meu sentimento de prisioneira, esse silêncio atroz que transforma todos os negros em encarcerados.
O que eu fiz não era música clássica, nem popular, mas música em defesa dos direitos civis. Todos os meus amigos foram exilados ou simplesmente assassinados. Eu ficava meio perdida, amarga, paranóica, imaginando que poderia ser morta a qualquer momento.
Nina Simone

INVENTÁRiO

Para os envolvimentos românticos, os anos ‘60 e ‘70 do Século XX foram de catástrofe no cinema americano, quase provocando o trágico desaparecimento de um género dos mais populares e genuínos - através de uma visão deprimente, pessimista, quanto à relação entre o homem e a mulher. Mas as estratégias de reciclagem suscitaram uma sobrevivência venturosa - através de indícios, peripécias, rituais e símbolos que requintam o elã tradicional do happy ending.
Tal reflecte-se, sobretudo, pela torturada psicologia dos intervenientes, ou pelos dilemas em que a crise social impede um compromisso explícito. É apenas sobrepondo adversidades, exorcizando conflitos, que um precário casal se resgata, enfrentando os desafios do futuro. Assim, os percalços de orientação e incomunicabilidade sobrepõem-se, ao revelar Você Tem Uma Mensagem (1998) de Nora Ephron.
Tal saga de heroismo e redenção, pela coragem de uma afirmação sentimental, projecta-se sob os artifícios da comédia, reclamando a eventual identificação pelo público. Filme que marcou esta viragem, Um Amor Inevitável (1989 - Rob Reiner) teve argumento de Nora Ephron - antiga jornalista que alcançara sucesso, e prévia nomeação ao Oscar, com Silkwood - Reacção em Cadeia (1983 - Mike Nichols).
Entretanto, Nora Ephron lançou-se como realizadora em This Is My Life (1992), acentuando os sinais vibráteis sob uma perspectiva e um protagonismo femininos. O regresso seria em Sintonia de Amor (1993) - aliando trunfos inevitáveis, para repetir o êxito primordial. Em seguida, Nora Ephron deu um toque sobrenatural ao bizarro fascínio de Michael (1996), um anjo na Terra e porventura demasiado humano...
Uma dupla referência cinéfila assinala Você Tem Uma Mensagem. Logo o reencontro de Meg Ryan com Tom Hanks - que encarnaram o sucesso e o culto, em Sintonia de Amor, após o malogro partilhado de Joe Contra o Vulcão (1990 - John Patrick Shanley). A versatilidade de ambos, em talento e sedução, logra para Hollywood um envolvimento cuja carisma é reforçada com alquimia e cumplicidade.
Por outro lado, trata-se de uma remake sobre A Loja da Esquina (1940 - Ernst Lubitsch), tendo Nora & Delia Ephron adaptado o argumento de Samson Raphelson, sobre a peça Parfumerie por Miklos Laszlo. A actual tecnologia estiliza um sortilégio convencional, pois o correio electrónico é especialmente endereçado aos corações solitários - que podem, até, habitar uma metrópole como Nova Iorque.
No sofisticado Upper West Side, são assim Kathleen Kelly - que herdou um pequena livraria; e Joe Fox - proprietário de muitas, que se prepara para abater a concorrência. Mas, sem que nenhum deles saiba, o outro é o parceiro e confidente - ao viajarem pelas estradas virtuais, escapando à rotina afectiva e profissional... Quando, finalmente, se desvendam, resta-lhes enfrentar os caprichos da felicidade!

BREVIÁRiO

20th Century Fox edita em DVD e Blu-Ray, Amor Sem Barreiras / West Side Story (1961) de Robert Wise & Jerome Robbins; com Natalie Wood e Richard Beymer.

Sony Music edita em CD, The Very Best of Nina Simone (1933-2003).

Sem comentários:

Enviar um comentário