segunda-feira, setembro 18, 2017

IMAGINÁRiO Extra - O INFANTE PORTUGAL vol.3

José de Matos-Cruz | Maio 2012 | Edição Kafre | Ano X – Semanal – Fundado em 2004

PRONTUÁRiO


O INFANTE PORTUGAL E AS SOMBRAS MUTANTES

A rotina sibilina de Lisboa é, imprevistamente, perturbada pela súbita ausência de Nero Faial, o impecável Curador da Fundação de Artes Narcisistas. Movem-se, então, ambições e frustrações – a par com bizarras aparências e intrusões, cuja evocação ou revelação abala a vivência e a memória de gente influente ou dos heróis urbanos. Um primordial Infante Portugal estranha, sobretudo, o inquietante apagamento de Vulcão – o seu mais implacável adversário, e paradoxal líder do submundo. E, como Rui Ruivo, perspectiva – no virtual ponto de intercepção entre aquela figura pública e este mestre marginal – uma subversão alegórica da realidade social e legal, que irá pôr em risco o próprio equilíbrio na vigência do tempo sobre a natureza das pessoas. Ciclos, mutações. Segredos a descoberto, espíritos desprotegidos. Assim, sobrevém a decadência, crispam-se os desígnios – que, desafiando a dimensão mítica e prosaica, avassalarão o conflito entre as luzes e as trevas, numa vertigem onírica, irreversível. Suscitando turbulências, subjugando expectativas. Evoluindo a volúpia de outros prodígios e inquietudes…
Tormento, expiação. Sombras volúveis que se adensam sobre a hibridez diurna, espectros suspensos à deriva na fugaz cintilação do caos. A meio de um labirinto sem princípio nem destino. E o mistério da evidência ou da renúncia num coração justiceiro. Entretanto, em tal crepúsculo aventuresco e imaginário, emerge o fulgor épico de Aurora Boreal – um misto fabuloso de candura e acinte, de arrebato e paroxismo, ao vibrar o elã cósmico com a matriz humana.

OBSERVATÓRiO

Por fim on-line, apresento o trailer promocional [da Terceira Jornada, a derradeira] d’O Infante Portugal, a saga de magia e super-heróis portugueses de José de Matos-Cruz, editada pela Apenas Livros.
Apresentado em Dezembro de 2011, como parte do programa da cerimónia de entrega dos IX Troféus Central Comics, no auditório do Hard Club do Porto, que devolveu às lides da bd o lendário (e recuperado) Mercado da Ribeira, quisemos fazer nele uma antevisão da intriga e mostrar algumas ilustrações que eu e a Susana Resende preparámos. Duas são finalizadas pelo Daniel Henriques, como arte-finalista convidado, e na sequência de abertura há também representações alternativas do protagonista pelos autores José Garcês, Rui Lacas, Augusto Trigo e António Jorge Gonçalves.



INVENTÁRiO

ILUSTRADORES
Isabel Aboim, Filipe Abranches, Renato Abreu, Teotónio Agostinho, João Amaral, Ana Biscaia, Cação Biscaia, Richard Câmara, João David, Luís Diferr, Fernando Filipe, Sara Franco, José Garcês, Daniel Henriques, Catherine Labey, Daniel Maia, Zé Manel, João Mascarenhas, Pedro Massano, Baptista Mendes, Fernando Vilhena de Mendonça, Victor Mesquita, Susa Monteiro, Nuno Pereira, Susana Resende, André Ruivo, José Ruy, Eugénio Silva, Augusto Trigo, Maria João Worm, Carlos “Zíngaro”.


BREVIÁRiO

Apenas Livros, da editora Fernanda Frazão, publica O Infante Portugal e as Sombras Mutantes por José de Matos-Cruz, a conclusão desta saga do escritor, iniciada em 2007 (pela chancela Kafre). IMAG.321-322

ANUÁRiO

2010 - Apenas Livros (apenaslivros2@gmail.com) edita a Primeira e a Segunda Jornadas de O Infante Portugal por José de Matos-Cruz, respectivamente As Tramóias Capitais e A Íntima Capitulação.

Sem comentários:

Enviar um comentário