PRONTUÁRiO
ASSOMBROS
Após
uma sensacional estreia com O
Mundo a Seus Pés (1941),
para a RKO, Orson Welles
(1915-85) reassumiu-se como cineasta, expondo O
Quarto Mandamento
(1942). Era a transposição
duma novela de Booth Tarkington, The
Magnificent Ambersons (1918),
distinguida com o Prémio Pulitzer e, previamente, filmada como
Pampered Youth (1925)
pela Vitagraph. Segundo Welles, havia «aspectos edipianos» nesta
escolha, pois Tarkington ter-se-ia inspirado em seu pai, para
personagem de Eugene Morgan, o inventor de automóveis. Coube a
Joseph Cotten, actor do Mercury Theatre na rádio CBS - onde, pela
primeira vez, Welles encenou The
Magnificent Ambersons em
emissão de 1939. E foi através da Mercury que Welles produziu O
Quarto Mandamento para a RKO,
tendo escrito o argumento em apenas nove dias. A evocação
melancólica duma família aristocrática de Indianápolis, Midwest,
através de duas gerações e em um quarto de século em viragem. Aí
estariam as marcas dramáticas da relação de Welles com a mãe,
dominadora e afinal ausente
ainda em criança. Com irónico despojamento, o realizador comentou,
certa vez, que uma obra artística só se revelaria, «conhecendo o
homem por detrás do criador». Ora, se Citizen
Kane transfigurava os
mistérios da infância, The
Magnificent Ambersons assombra
as cintilações de um tempo perdido.
IMAG.33-44-120-186-188-231-238-243-266-272-326-332-333
CALENDÁRiO
01-20SET
- Em Lisboa, na Calçada dos Cesteiros, Pickpopocket Gallery expõe
Connection - Polaroid Art
Italy (Sala Branca) e
Construction
- fotografias de Rita Lino (Sala Preta).
06-18SET2010
- No Centro Cultural de Cascais, Leonor Mendes Ferreira, Helena
Meneses, Luísa Seabra, Luísa Salema Garção, Isa, Isabel Magalhães
Gonçalves, João Nuno Barbosa, Carmo Franco, Alda Cortez e Helena
Gil expõem O Prazer de
Pintar.
08SET2011
- Alce Filmes produziu, e estreia Cisne
de Teresa Villaverde; com
Beatriz Batarda e Israel Pimenta. IMAG.113
16SET-20NOV2011
- No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I expõe Mundo
Paralelo de João Vaz
Carvalho.
19OUT-19DEZ2011
- No Teatro da Politécnica, em Lisboa, Artistas Unidos expõe Ainda
as Esculturas de Ângelo de
Sousa. IMAG.91-349
MEMÓRiA
01JUN1942-2010
- Tom Mankiewicz: Argumentista e realizador do cinema americano,
filho de Joseph L. Mankievicz - concebeu o guião de
Super-Homem/Superman (1978)
e A Mulher Falcão/Ladyhawke
(1885), dirigiu Delirious
(1991). IMAG.320
ANTIQUÁRiO
1871-1872
- Neste ano económico, o Montepio Oficial tem uma receita de
149:918$648 réis, e a despesa foi de 14:469$782 réis.
JAN-JUN1872
- Neste período, a emigração portuguesa para o Brasil é de 8.261
indivíduos.
AGO1931
- Em França, é editada A
História de Babar de Jean de
Brunhoff, o primeiro livro de aventuras ilustradas com o elefante
mais bem vestido do mundo, e dedicadas ao público infantil.
TRAJECTÓRiA
Elefante
Babar Faz 80 Anos
O
elefante Babar nasceu em Agosto de 1931, quando Jean de Brunhoff
ilustrou o livro A História
de Babar, a pedido de seus
filhos.
A
história do conhecido elefante começa quando Babar foge da
floresta, devido a uns caçadores lhe terem morto a mãe. Entretanto,
Babar chega a Paris, onde se começa a vestir como um homem. Ao
regressar à sua terra natal, é coroado rei dos elefantes.
Jean
de Brunhoff, que morreu em 1937, publicou seis histórias de Babar,
passando o legado para o seu filho Laurent. Foi também Laurent de
Brunhoff que criou a série para a televisão francesa em 1969.
Antes
do final de 2011, o Museu de Artes Decorativas de Paris vai inaugurar
uma exposição dedicada a Babar. Em breve, irá ser criada uma nova
série de desenhos animados focada nesta personagem.
22AGO2011
- Diário de Notícias
INVENTÁRiO
O
QUARTO MANDAMENTO
Tragicamente,
os laivos pessoais, a partir de Orson Welles, contaminaram O
Quarto Mandamento / The Magnificent Ambersons.
A tal ponto que, hoje em dia, escapam-nos as virtualidades
matriciais. Patenteando, embora, um dos grandes clássicos americanos
- cuja genial complexidade equivaleria à perfeição essencial de O
Mundo a Seus Pés - todavia,
O Quarto Mandamento não
corresponde à concepção do autor. Estamos, mesmo, perante uma das
mais graves profanações da integridade, no atribulado historial de
Hollywood. Tudo aconteceu após a ante-estreia em Pomona, quando
Welles já se encontrava no Brasil - a convite do Departamento de
Estado, e por intervenção de Nelson Rockefeller - para rodar o
documentário It’s All True
no Panamá, o qual ficaria
incompleto. A má reacção do público levou o presidente da RKO,
ante o investimento de um milhão de dólares, a temer um malogro
financeiro. Então, e consultados os juristas, George Schafer ordenou
a reformulação
de O Quarto Mandamento,
com os seguintes resultados: mais de quarenta minutos cortados, novos
lances impressos e inseridos, outro epílogo menos deprimente... O
agente de Welles, Jack Moss procedeu à supervisão, a mando de
Charles Koerner da RKO. Robert Wise cumpriu a execução - após
contactos por telegrama com Welles, que temperamentalmente não
resultaram, tal como uma tentativa para o visitar, devido às
restrições em tempo de guerra.
Décadas
mais tarde, Welles garantiu a Peter Bogdanovich que, «se não lhe
tivessem mexido,
Ambersons seria
muito melhor que Kane».
Algo inestimável pois a RKO, alegando falta de espaço, ordenou
entretanto a destruição dos negativos originais. Conta a lenda que
Welles terá levado consigo uma cópia, para a América Latina... Já
em 2001, Alfonso Arau realizou de novo, para A&E, The
Magnificent Ambersons segundo
o guião técnico de Welles - a quem Hollywood nunca mais permitiu
salvaguardar a versão definitiva das suas fitas. Aliás, O
Quarto Mandamento que
sobreviveu, foi nomeado para os Oscars do Melhor Filme, Melhor Actriz
Secundária (Agnes Moorehead), Melhor Fotografia (Stanley Cortez) e
Melhor Decoração de Interiores (Mark-Lee Kirk, cedido pela 20th
Century Fox) a Preto-e-Branco. A destacar, também, a expressiva
banda sonora por Bernard Herrmann - colaborador de Welles, desde o
Mercury Theatre - que não quis o nome no genérico, após a RKO
encomendar música adicional a Roy Webb. Enfim, por soberano capricho
do destino, o talento excepcional de Orson Welles - que não aparece
entre os intérpretes, mas cuja voz predomina como narrador
omnisciente - persiste numa sumptuosa arquitectura ficcional e
artificiosa, qual imaginário lapidar porém transfigurado,
inviolável às vicissitudes ou às fatalidades.
COMENTÁRiO
Connection
Numa
reacção ao domínio da tecnologia digital na imagem fotográfica,
as fileiras de adeptos da imagem analógica vão engrossando, tal
como o sucedido na música com o vinil e o cd, por razões, de resto,
análogas. O formato instantâneo Polaroid está seguramente entre os
preferidos para quem prefere imagens orgânicas
e únicas. E, apesar das fábricas de fotografia instantânea
Polaroid terem terminado a sua produção em 2008, os amantes do
formato não desistiram de produzir, voltando o mundo às avessas
para encontrar filme fora de
prazo e, recentemente,
utilizando alternativas entretanto surgidas. No contexto deste
crescente interesse, a Pickpocket Gallery acolheu nos últimos meses
sete exposições de fotografia no popular formato. Nesta oitava
exposição, Connection,
vinte e três artistas italianos mostram o seu trabalho, numa
exposição onde a variedade de técnicas e linguagem encontra uma
paixão comum: a da fotografia analógica instantânea.
Costruction
«Na
maioria das minhas tardes, a única maneira que tenho de manter a
minha armadura é tirando a roupa. Estou de coração partido mas
tenho umas mamas perfeitas, não chega? Quando é que a nudez não é
despida? Talvez quando o corpo aparece como uma máscara, uma máscara
que se recusa a sair, mas que ainda assim vai lentamente mudando de
forma, morrendo lentamente. Estou a ver, ou a tentar ver, a série
Construction
da Rita Lino, mas há algo entre nós, entre o observador que eu
anseio ser e a máscara da sua aparência. Acho que devem ser as suas
mamas perfeitas. Perdoem a expressão. Elas olham fixamente para o
lugar de observador que eu não consigo ocupar, como um par de olhos
alienígenas que me proíbem de continuar. Elas congelam-me de alguma
maneira, impedindo qualquer pensamento de continuar. São olhos
alienígenas que cresceram no peito da artista, de maneira a olhar
para as quatro direcções…» (Mike Hoolboom)
BREVIÁRiO
Dom
Quixote edita A Noite das
Mulheres Cantoras de Lídia
Jorge. IMAG.16-144-187-286-314
Numérica
edita em CD, Festival CriaSons
por Quarteto Lopes Graça,
Opus Ensemble e Duo Contrecello.
Alfabeto
edita Uma Proposta Modesta -
Um Argumento Contra a Abolição do Cristianismo de
Jonathan Swift (1667-1745); tradução de Pedro Ventura.
EXTRAORDINÁRiO
OS
HUMANIMAIS - Folhetim Aperiódico
A
PENA DURA EM PEITO MOLE - 8
- Tábua,
madeira, pau... Com um pau lhe dou eu nos ossos, a você, e a todos
os que se façam finos comigo!
Se
bem disse o arrazoado, melhor o fez Cecília Sulpício. Atirou-se ao
agente da ordem e a outros que depois apareceram, de tal forma que
tiveram de vestir-lhe o colete de forças. Quando já não podia dar
uso aos cotovelos, começou a desprender uma roda de pontapés, que
até largava fumo.
Era
já madrugada quando a mafarrica voltou à liberdade. Silenciosa como
um cordeirinho e, estranhamente, cismática.
– Continua
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