sexta-feira, setembro 08, 2017

IMAGINÁRiO #366

José de Matos-Cruz | 08 Abril 2012 | Edição Kafre | Ano IX – Semanal – Fundado em 2004

PRONTUÁRiO

EXÍLIOS
Iniciada uma carreira de sucesso pelo cinema americano, com A Testemunha (1985), o realizador australiano Peter Weir voltou a convocar Harrison Ford para A Costa de Mosquito (1986), logrando resgatar o sortilégio de uma experiência excepcional e libertária. Em causa, um cidadão do Massachussetts, que tudo abandona - o prestígio universitário, e o próprio país - para enfrentar uma distinta existência: longe da rotina e dos vícios da era tecnológica, internando-se com a mulher e os filhos na selva profunda da América Central. Fértil engenho, audácia e tenacidade, que procura incutir aos seus, permitem-lhe enfrentar adversidades ampliadas, inexoravelmente, por um supremo rasgo visionário… Além do espectáculo, ou do limite da aventura, contrapõem-se o crepúsculo de uma civilização e o risco insolidário da sobrevivência, em que estão em causa os desafios e os valores paradoxais de um regresso ao elã primitivo. Afinal, como referiu Paul Theroux - autor do romanesco original, com adaptação de Paul Schrader - em tal essência utópica pairam os estigmas identificadores do herói integral, que está na génese dos Estados Unidos: «inventivo, pioneiro e idealista».

CALENDÁRiO

08DEZ1922-20JUL2011 - Lucian Freud: Artista plástico britânico - «Querem que a minha pintura funcione como carne. Para mim, a pintura é a pessoa… Pinto as pessoas que me interessam e de quem gosto, e penso nos lugares onde-e-que conheço».

1916-21JUL2011 - Elliot Handler: Co-criador de Barbie, co-fundador da companhia Mattel (1945) - «Adorava o design… Era calmo, um homem amável. Por isso, gostava tanto de brinquedos - pois eles fazem as pessoas felizes» (Sid Handler). IMAG.111-251

1923-22JUL2011 - Blanca Rosa Henrietta Stella Welter Vorhauer, aliás Linda Christian: Actriz americana de cinema e televisão, intérprete de Tarzan e as Sereias (1948), conhecida por bomba anatómica. IMAG.231

22JUL-09OUT2011 - Fundação Calouste Gulbenkian apresenta, no Centro de Arte Moderna, Trabalhos Com Texto e Imagem (pintura, fotografia e vídeo) de João Penalva, sendo curadora Isabel Carlos. IMAG.23

1983-23JUL2011 - Amy Winehouse: Cantora soul inglesa - «Ela era especial, tinha uma voz incrível, um talento enorme, e ninguém lhe deu a mão e a protegeu» (Luís Montez).

1940-24JUL2011 - Maria Lúcia Lepecki: Ensaísta e professora universitária, de origem brasileira - «Era a pessoa certa para se fazer a aproximação entre as culturas brasileira e portuguesa, sem essas macacadas do acordo ortográfico» (Vasco Graça Moura). IMAG.314

MEMÓRiA

1914-08ABR2002 - Maria Félix: Actriz mexicana - «Não me posso queixar dos homens. Afeiçoei-me a muitos, e trataram-me fabulosamente bem. Mas, às vezes, tive que os tratar mal, para que não me subjugassem».

09ABR1802-1804 - Elias Lönnrot: Escritor, linguista e etnógrafo finlandês, autor de Kalevala (1849) - «Considero que eu próprio tenho o mesmo direito que, segundo a minha convicção, todos os cantores reservaram a si próprios, ou seja, o direito de arranjar os poemas na forma mais consonante ou, como um verso diz - Eu próprio em mago me tornei, e a cantar comecei – ou seja, considero-me tão bom cantor como eles». IMAG.192

09ABR1942-16OUT1982 - Adriano Correia de Oliveira: Cantor e músico português - «Não era só a voz o som a oitava / que ele queria sempre mais acima / nem sequer a palavra que nos dava / restituída ao tom de cada rima» (Manuel Alegre - Adriano, excerto).

14ABR1912-1994 - Robert Doisneau: Fotógrafo francês, autor de O Beijo No Hôtel de Ville (revista Life, 1950) - «Uma oportunidade é algo que não podemos comprar. É algo que temos de pagar, e pagar com a nossa vida, dedicando-lhe o tempo necessário - isto é, pagando com tempo, não desbaratando tempo, mas consagrando-lhe tempo». IMAG.311

15ABR1452-1519 - Leonardo da Vinci: Génio italiano da Arte e da Ciência - «Todos aqueles que se orientam pelo argumento da autoridade, não estão a recorrer à inteligência; pelo contrário, servem-se apenas da memória». IMAG.16-26-189-225-365

1899-16ABR1972 - Yasunari Kawabata: Prémio Nobel da Literatura em 1968 - «Passara o tempo. Todavia, não passava ele de modo diferente para cada um, seguindo atalhos diversos? Como um rio, o tempo para o homem às vezes escoa-se rapidamente, às vezes segue em ritmos mais lentos. Acontecia também nem sempre se escoar, mas permanecer ali a estagnar-se. Se o tempo cósmico se escoa à mesma velocidade para todos os homens, o tempo humano, este varia conforme cada um. O tempo escoa-se de modo semelhante para todos os seres humanos, mas cada homem move-se dentro dele de acordo com um ritmo que lhe é próprio» (Beleza e Tristeza). IMAG.285

VISTORiA

[Väinämöinen Eu sei por mim mesmo como nasceu o aço, posso trabalhar pois sei a sua origem:
Foi o ar a mãe primeira, a água o irmão maior, sendo o ferro o filho mais novo, e o fogo o irmão do meio. O Velho Homem, criador e Deus do universo, separou a água do ar, logo a água da terra. Mas o ferro ainda não nascera, e, pobre coisa, não podia crescer. O Velho Homem, Deus do céu, juntou um dedo ao outro, apertou as mãos sobre o joelho esquerdo.
Nasceram então três belas virgens, todas filhas da Natureza; foram as mães do ferro, parentes do aço azulado. Subiram acima de uma grande nuvem, com os seus peitos muito inchados, as mamas doloridas; vertendo leite sobre a terra, deixando-o sair de seus peitos sobre a terra, os pântanos e entre as límpidas ondas.
A mais velha das virgens vertia um leite escuro, negro; a segunda vertia leite branco, sendo que a menor derribava um leite vermelho. Da virgem de leite negro surgiu o ferro, a virgem de leite branco fez surgir o aço, e a de leite vermelho originou o ferro feio e quebradiço.
Elias Lönnrot 
- Kalevala (excerto)

Quando o comboio se aproximava da estação central de Tóquio, olhou pela janela e viu, lá em baixo, uma comprida avenida ladeada de árvores.
Corria de leste para oeste, quase perpendicular à linha férrea. O sol da tarde derramava-se por ela, fazendo-a brilhar como uma faixa metálica. As árvores, com o sol por trás, pareciam quase pretas. As sombras eram frescas, os ramos largamente abertos, a folhagem densa. Sólidos edifícios de traça ocidental sucediam-se em duas filas intermináveis, uma de cada lado.
Estranhamente, quase não havia pessoas. Era uma rua calma e deserta que se prolongava até ao fosso do Palácio. Também os carros eléctricos, berrantemente coloridos, eram silenciosos.
Ao olhar para baixo pela janela do comboio apinhado de gente, Kikuji teve a sensação de que a avenida flutuava sozinha naquela estranha hora do dia, que fora ali largada de um qualquer país estrangeiro.
Yasunari Kawabata 
- Mil Grous (excerto)

A Estupidez

Se a estupidez, com efeito vista por dentro, não se confundisse com o talento, se, vista por fora, não tivesse todas as aparências do progresso, do génio, da esperança, ninguém desejaria ser estúpido e não existiria a estupidez. Pelo menos, seria muito fácil combatê-la.
O pior é que ela tem qualquer coisa de extraordinariamente natural e convincente. Por isso, quanto alguém considera um cromo mais artístico do que um quadro a óleo, este juízo comporta uma parte de verdade muito mais simples de demonstrar que o génio de Van Gogh. Da mesma forma se torna muito mais fácil e rendível ser-se um dramaturgo muito mais poderoso do que Shakespeare, um romancista mais igual do que Goethe; um bom lugar-comum é sempre mais humano que uma nova descoberta. Não surge um único pensamento importante do qual a estupidez não saiba imediatamente aproveitar-se, ela pode mover-se em qualquer direcção e assumir todas as roupagens da verdade. A verdade, essa só tem uma roupagem, um só caminho, por isso fica sempre de pior partido.
Robert Musil
- O Homem Sem Qualidades (excerto)

BREVIÁRiO

Sextante edita Uma Vida à Sua Frente de Romain Gary (1914-1980); tradução de Joana Cabral.

Presença edita Sangue Vadio de James Ellroy; tradução de Alberto Gomes. IMAG.152

Estevez Seven edita em DVD, A Costa de Mosquito / The Mosquito Coast (1986) de Peter Weir; com Harrison Ford e Helen Mirren.

Brilliant Classics edita em CD, Franz Peter Schubert [1797-1828] - Winterreise / Viagem de Inverno pelo barítono Christian Hilz, com o pianista Eckart Sellheim.IMAG.116-125-203-209-223-285-310-341

BIS edita A Insustentável Leveza do Ser de Milan Kundera. IMAG.355-364

PARLATÓRiO

Não me enfeito para disfarçar, como fazem muitas mulheres. Considero-me muito natural, não cultivo qualquer espécie de imagem. Apenas cultivo o humor.
Maria Lúcia Lepecki (1984)

VISTORiA

José Cardoso Pires

Olhar atento
mão certeira.
No verbo sangue e tempo depurados
por muito amar
forte castiga.
Maria Lúcia Lepecki
- Os Meus Amigos (Manuel Costa e Silva - 1983)

EXTRAORDINÁRiO

OS HUMANIMAIS - Folhetim Aperiódico

A PENA DURA EM PEITO MOLE - 7

Sem mais nem menos, bêbada como um cacho e teimosa como uma frieira, a doida pôs-se aos encontrões e à estalada a toda gente indefesa que passava. Até chegar a vez do Polícia número 207 da 2ª Divisão, um homem prudente e razoável, sossegado no regresso a casa.
Justino Fiuza tentou chamá-la à razão, mas Cecília desvairou:
- Eu não costumo obedecer senão ao meu patrão, que não tenho, e havia de ser cá um sim, senhor...
Vá com juízo, sua desgraçada, que sempre terá melhor cama do que uns palmos de tábua, se a levo para o calabouço!
Continua
 

Sem comentários:

Enviar um comentário