sábado, setembro 02, 2017

IMAGINÁRiO #363

José de Matos-Cruz | 16 Março 2012 | Edição Kafre | Ano IX – Semanal – Fundado em 2004

PRONTUÁRiO

EXPOSIÇÃO/CATÁLOGO

Em Construção - 10º Aniversário do Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem/CNBDI. Na Amadora, o coração das histórias em quadradinhos. Ritmo e pulsar. Sentir. Onde o elã remonta, articula e se distribui. Imagem - impressa, animada. Original. A respiração do olhar, como um pulmão rejuvenescido na essência da imaginação. Um espaço versátil - que atrai projectos, administra expectativas, incentiva visões, gere objectivos, organiza a festa. Sem fronteiras. Antecâmara do Festival Internacional de Banda Desenhada - Amadora Bd. Nascido em 2000, para o motivar, o CNBDI - qual observatório virtual - alberga, pois, e estimula uma ampla tendência, funcional e abstracta, sobre o mais vasto acervo artístico e cultural: acolher e resgatar, conservar e fornecer, atrair e ensinar, estudar e predispor, editar e adquirir, expor e difundir - servindo ou recorrendo a criadores e utilizadores, a particulares e instituições, a investigadores e interessados. Em suas instalações ou com vocação itinerante, por iniciativa própria ou fomentando parcerias.

VISTORiA

Brinde
Nada, esta espuma, virgem verso
A não designar mais que a copa;
Ao longe afoga-se uma tropa
De sereias vária ao inverso.

Navegamos, ó meus fraternos
Amigos, eu já sobre a popa
Vós a proa em pompa que topa
A onda de raios e de invernos;

Uma embriaguez me faz arauto,
Sem medo ao jogo do mar alto,
Para erguer, de pé, este brinde.

Solitude, recife, estrela
A não importa o que há no fim de
um branco afã de nossa vela.
Stéphane Mallarmé

Comece Tudo o Que Possa Fazer

Antes do compromisso há hesitação,
a oportunidade de recuar,
a ineficácia permanente.
Em todo o acto de iniciativa
(e de criação),
há uma verdade elementar
cujo desconhecimento destrói
inúmeras ideias e planos esplêndidos:
no momento em que nos comprometemos de facto,
a providência age também.
Ocorre toda espécie de coisas para nos ajudar,
coisas que de outro modo nunca sucederiam.
Toda uma cadeia de eventos surge da decisão,
fazendo vir em nosso favor todo tipo de encontros,
de incidentes e de apoio material imprevistos
que ninguém poderia sonhar que viria em seu caminho.
Comece tudo o que possa fazer,
ou que sonha que pode fazer.
Há génio, poder e mágica na ousadia.
Johann Wolfgang von Goethe
- Fausto (1790 - excerto)

CALENDÁRiO

08JUN-30JUN2011 - Cinema São Jorge apresenta Revista à Portuguesa, Cultura de Um Povo - exposição fotográfica organizada a partir do espólio da Família do empresário teatral Vasco Morgado (1924-1978). IMAG.151-203

1963-20JUN2011 - Pedro Hestnes Ferreira: Actor do cinema português - filho do arquitecto Raul Hestnes Ferreira, neto do escritor José Gomes Ferreira, protagonista de O Sangue (1990 - Pedro Costa) - «responsável por alguns dos mais belos planos do cinema português» (Fernando Vendrell). IMAG.189

02-12JUL2011 - Em Lisboa, Pickpocket Gallery apresenta Celeste Na Terra, exposição de fotografia de Sara Rafael.

VISTORiA

Danton fez bem em roubar?... Os revolucionários do Piemonte, da Espanha, deviam comprometer o povo com crimes? Dar a pessoas - mesmo sem mérito - todos os postos do Exército, todas as cruzes? As pessoas que tivessem essas cruzes não temeriam a volta do rei? Dever-se-ia saquear o tesouro de Turim? Numa palavra... O homem que quiser expulsar da terra a ignorância e o crime deve passar como a tempestade e espalhar o mal ao acaso?
Stendhal
- O Vermelho e o Negro (1830 - excerto)

PARLATÓRiO

Ninguém nos pode privar da alegria do primeiro momento de consciência, ou seja, da descoberta. Mas, se reclamamos os respectivos méritos, a alegria corre grave risco de esvair-se. Porque, na maior parte dos casos, não somos os primeiros.
O que é a descoberta? E quem pode dizer que descobriu isto ou aquilo? Que grande loucura é, afinal, alardear prioridades nesta matéria! Porque, não querer confessar abertamente o plágio, é arrogância e inconsciência.
Há dois sentimentos que são os mais difíceis de ultrapassar: o que resulta de descobrir uma coisa que já foi descoberta, e o que decorre de se não ver descoberto aquilo que deveria ter-se descoberto.
Goethe
BREVIÁRiO

Alfabeto edita Confissão de Lev/Leon Tolstoi (1828-1910); tradução de Nina Guerra e Filipe Gerra. IMAG.56-194-299-305-358

Universal edita em DVD, sob chancela Decca, A Musical Odyssey In St Petersburg pela soprano Renée Fleming e o barítono Dmitry Hvorostovsky, com State Hermitage Orchestra sob a direcção de Constantine Orbelian.

Assírio & Alvim edita Livro Rose de Sua Santidade o Camarada-Presidente Vieira de Manuel João Vieira.

Ulisseia edita A Nuvem Púrpura de M.P. Shiel (1865-1947); tradução de Inês Victorino Lopes.

Fundação Calouste Gulbenkian edita Património de Origem Portuguesa No Mundo; coordenação de José Mattoso.

VGM edita em CD, sob chancela Alpha, J.S. Bach [1685-1750]: Concerts Avec Plusieurs Instruments - V por Café Zimmermann. IMAG.32-58-163-198-203-212-216-220-240-248-267-268-269-280-284-305-308-332-334-340

Relógio D’Água edita O Jardim Secreto de Frances Hodgson Burnett (1849-1924); tradução de Maria de Lourdes Guimarães.

MEMÓRiA

18MAR1842-1998 - Stéphane Mallarmé: «O olho vivo com que vês / Até o seu conteúdo / Me aparta de minhas vestes / E como um deus vou desnudo.» (A Vendedora de Roupas). IMAG.194-210

18MAR1932-2009 - John Updike: «O maior romancista contemporâneo da língua inglesa, mostrou-nos, como os escritores do Século XIX, que é possível ser ao mesmo tempo um escritor sério e um escritor popular» (Ian McEwan).
 IMAG. 124-157-171-234-288-290-292-323

1749-22MAR1832 - Johann Wolfgang von Goethe: «Só sabemos com exactidão, quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida». IMAG.199-240

22MAR1912-2009 - Malden George Sekulovich, aliás Karl Malden: «Algumas pessoas dizem que eu entrei para o cinema durante a época dourada… Na verdade, quando comecei a ser actor, era apenas uma oportunidade como qualquer outra». IMAG.259

1783-23MAR1842 - Henri-Marie Beyle, aliás Stendhal: «A maior felicidade que pode acontecer a um grande homem é ele, cem anos após a sua morte, ainda ter inimigos».

COMENTÁRiO

Sara Rafael

Sara Rafael fotografa os seus afectos. É com o compromisso de edificar um Atlas de novas imagens que inventa as suas referências, trabalhando para a fotografia num misto de respeito e espanto pelos seus estatutos de técnica e poesia. Neste caminho, desenvolve ligações que ultrapassam o intuitivo e usam a transcendência da matéria - seja ela luz improvável, paisagem intemporal, ou fracções do humano -, com vista a traçar tangentes a uma História e uma Cultura que muitas vezes estagnam na fotografia. Assim, reabilita o que de mais extático há no mundo.
Filipe Felizardo

ANTIQUÁRiO

18MAR1662 - Em Paris, entra ao serviço o omnibus, recém-inventado (do latim, para todos) por Blaise Pascal, com privilégio concedido, em França, por Luís XIV ao Duque de Roannès, Marquês de Sourlhes e Marquês de Crénan. Foi designado carruagem de cinco soldos, quanto se pagava pela carreira, mas o Governo proibiu o transporte de trabalhadores e militares, não logrando a empresa continuar a partir de 1677.

22MAR1312 - A Ordem dos Templários é dissolvida pelo Papa Clemente V, sob alegação de heresia e degeneração. Em Portugal, El-Rei D. Diniz I fundou com os seus membros a Ordem de Cristo, religiosa e militar, aprovada pos Sua Santidade João XXII em 14MAR1319.

23MAR1542 - O capitão António de Faria e Sousa desembarca nas praias de Naudai, cidade chinesa, com um pequeno troço de soldados, para «vingar a arrogância» do governador local, que por nenhum preço queria restituir-lhe alguns portugueses que ali jaziam nos cárceres.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário