PRONTUÁRiO
ESPLENDOR
Presentemente,
um nome maior da escola franco-belga, o artista suiço Enrico Marini
evoca a mangà nipónica,
através de sofisticada ilustração narrativa, pelas atmosferas dum
grafismo sensual, sangrento ou monumental, o qual é tributário do
imaginário cripto-gótico na actual exploração por Hollywood. Obra
épica, de maturidade e sagração, As
Águias de Roma - em Livro
II, com edição sob chancela
Asa - é uma proposta para os fãs ávidos de emoções fortes,
ambientada no esplendor imperial, pelo ano 9 d.C. Feito refém, após
tremendos combates, Ermanamer, filho do príncipe Sigmar, é confiado
por Augusto ao leal Tito Valério Falco, pai de Marco, que tem a
mesma idade… Disciplina, companheirismo, subjugação, rivalidade
amorosa, atravessam uma realidade tranquila ou violenta na aparência
faustosa, sob a qual se ocultam forças decisivas, com influência
sobre o bem e o mal. Entre vítimas e vencedores, predadores ou
coniventes, sob estigmas sobrenaturais/demoníacos, eis
símbolos/significados paralelos à mutação dos códigos de uma
leitura sobre a história... IMAG.8-17-25-56-344
CALENDÁRiO
SET2011
- São postos à venda dois cadernos Moleskine
- da colecção Cover Art,
envolvendo uma homenagem à «criatividade e liberdade de expressão»
- com capa ilustrada por Ricardo Cabral; ambos com 96 páginas,
disponíveis juntos e com o mesmo desenho (de uma série sobre
Barcelona), mas com cores diferentes. IMAG.185-340
MEMÓRiA
15MAI891-1940
- Milkhail Bulgákov: Ficcionista e dramaturgo russo - «Todo o poder
é uma violência exercida contra as pessoas».
1461-18JUN1532
- D. Diogo de Sousa: Bispo do Porto (1496) e Arcebispo de Braga
(1505) - protector das artes e das letras, promotor da impressão de
Constituições
e Evangelhos e Epístolas Com
Suas Exposições Em Romance
(Porto - 1497), fundador do Colégio de São Paulo (Braga - 1531) com
ensino gratuito.
04AGO1792-08JUL1822
- Percy Blysshe Shelley: Poeta romântico inglês - «As almas
encontram-se nos lábios dos enamorados».
IMAG.79
1885-09JUL1932
- King Camp Gilette: Inventor americano, concebeu e produziu, a
partir de 1903, a gilette -
lâmina de barbear descartável, colocada num instrumento simples de
usar e com a vantagem de não se deitar fora.
14JUL1862-1918
- Gustav Klimt: Artista plástico austríaco - «Quem olha para mim,
nada vê de especial. Sou um pintor que trabalha todo o dia, de manhã
até à noite - figuras e paisagens, mais raramente retratos».
15JUL1892-1940
- Walter Benjamin: Ensaísta e filósofo alemão - «O cronista que
narra os acontecimentos, sem distinguir entre os grandes e os
pequenos, leva em conta a verdade de que nada do que um dia aconteceu
pode ser considerado perdido para a história. Sem dúvida, somente a
humanidade redimida poderá apropriar-se totalmente do seu passado.
Isso quer dizer: somente para a humanidade redimida o passado é
citável, em cada um dos seus momentos». IMAG.37-153-292
VISTORiA
A
ti, que em vez das rosas sepulcrais,
Em
vez do incenso do turíbulo,
Tiveste
uma vida tão difícil, e até ao fim
Ostentaste
um magnífico desdém.
Bebias
vinho, troçavas como ninguém
E
sentias gravar o sufoco de paredes,
E
à terrível visitante abriste a porta
E
com ela a sós te fechaste.
Deixas
de ser, e tudo à volta cala
A
tua vida sofrida e sublime,
Só
a minha voz ressoará com flauta
No
silêncio de teu banquete funerário.
Oh,
quem havia de crer que a mim, a doida,
A
mim, que ardo em fogo lento,
Que
me esvaio toda e sou por todos esquecida,
Tocaria
entender um ser que, cheio de forças,
de
ideias brilhantes, e de vontade,
É
como se ontem falasse comigo,
Dissimulando
o calafrio da agonia.
Anna
Akhmátova (1940)
VISTORiA

Percy
Bysshe Shelley
-
Uma Defesa da Poesia (excerto)
Uma
nova forma de miséria surgiu com esse monstruoso desenvolvimento da
técnica, sobrepondo-se ao homem. A angustiante riqueza de ideias que
se difundiu entre, ou melhor, sobre as pessoas, com a renovação da
astrologia e do ioga, da christian
science e da quiromancia, do
vegetarianismo e da gnose, da escolástica e do espiritualismo, é o
reverso dessa miséria. Porque não é uma renovação autêntica o
que está em jogo, e sim uma galvanização. Pensemos nos esplêndidos
quadros de Ensor, nos quais uma grande fantasmagoria enche as ruas
das metrópoles: pequeno-burgueses com fantasias carnavalescas,
disformes máscaras brancas de farinha, coroas de folha de estanho,
rodopiam imprevisivelmente ao longo das ruas. Esses quadros são
talvez a cópia da Renascença terrível e caótica na qual tantos
depositam as suas esperanças. Aqui se revela, com toda a clareza,
que a nossa pobreza de experiências é apenas uma parte da grande
pobreza que recebeu novamente um rosto, nítido e preciso como o do
mendigo medieval. Pois qual o valor de todo o nosso património
cultural, se a experiência não mais o vincula a nós? A horrível
mixórdia de estilos e concepções do mundo do século passado
mostrou-nos com tanta clareza aonde esses valores culturais nos podem
conduzir, quando a experiência nos é subtraída, hipócrita ou
sorrateiramente, que é hoje em dia uma prova de honradez confessar a
nossa pobreza. Sim, é preferível confessar que essa pobreza de
experiência não é mais privada, mas de toda a humanidade. Surge
assim uma nova barbárie.
Walter
Benjamin
Tudo
passa. Sofrimentos, dores, sangue, fome e peste. A espada vai
desaparecer, mas as estrelas vão permanecer no céu, quando nem uma
sombra dos nossos corpos e das nossas obras restar no mundo.
Milkhail
Bulgákov
-
A Guarda Branca (excerto)
BREVIÁRiO
Presença
edita A Guarda Branca de
Milkhail Bulgákov (1891-1940); tradução de Nino Guerra e Filipe
Guerra.
Orquestra
Metropolitana de Lisboa edita em CD, com Câmara Municipal de Lisboa,
Música Para Lisboa por
Ricardo Parreira (guitarra portuguesa) com Orquestra Metropolitana de
Lisboa, sob a direcção de Cesário Costa.
Clean
Feed edita em CD, Riptide por
Gerry Hemingway Quintet.
ANTIQUÁRiO

OBSERVATÓRiO
- Histórias da Menina-Cão
- Blog de Ana e André Ruivo - «Imagino que vivem sozinhos na grande
casa como uma trupe de ocupas, espreitando caixotes do lixo, aos
restos e a colher gestos espontâneos de afecto pela vizinhança…».
IMAG.375
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