sábado, setembro 09, 2017

IMAGINÁRiO #368

José de Matos-Cruz | 24 Abril 2012 | Edição Kafre | Ano IX – Semanal – Fundado em 2004

PRONTUÁRiO

OLHARES

Genuína ou original, virtual ou iniciática, eis - afinal - a natureza culminante do imaginário, pelo que estimula ou inventaria, quanto aos ritmos e aos reflexos da realidade - como múltipla expressão da criatividade, na vertigem exaltante em que tudo é latente e integral. A inquietação e a rotura de Jean-Luc Godard em relação ao cinema, quanto às suas motivações e expectativas, míticas ou convencionais, foram - confirma-se entretanto - uma outra manifestação da sua permanente atitude, em termos absolutos: a investigação da escrita, a pesquisa da técnica, uma nova perspectiva sobre os condicionalismos, compromissos e valores conjunturais da respectiva essência. Tudo isto ligado ao relevo da cultura, à eficácia da ideologia, ao sentido da arte, à subversão estética, ao alcance político ou aos limites sociais que se repercutem sobre uma obra aberta - como reflexão volúvel, ou testemunho em mutação… Nesta obsessão tão pessoal, magnífica e radical - em vanguarda/modernidade, suas marcas de inquietação, insolência e controvérsia - é Godard sensível ao fenómeno da eternidade, expondo/explorando memórias visionárias, precárias mas fascinantes.

MEMÓRiA

1894-06FEV1982 - Ben Nicholson: Pintor abstracto britânico, membro do grupo Unit One (1934) - «Acredito profundamente no pluralismo. Acredito na íntima proximidade dos sistemas múltiplos, ou sistemas agnósticos».

27FEV1912-1990 - Lawrence Durrell: Escritor britânico, nascido na Índia - «É necessária muita energia e muita neurose para escrever um romance. Se fôssemos realmente sensatos, faríamos outra coisa».

1909-28ABR1992 - Francis Bacon: Artista plástico anglo-irlandês - «Toda a pintura é um acidente. Porém, também não é um acidente, pois devemos seleccionar qual a parte do acidente que preferiremos preservar».

15ABR1902-29ABR2002 - Fernando Pessa: Locutor português, profissional da rádio e da televisão - «Vale sempre a pena a vida, quando a gente a vive com vontade de triunfar» (Público - 2002, a Adelino Gomes). IMAG.286

1803-27ABR1882 - Ralph Waldo Emerson: Escritor e filósofo americano - «Cada pessoa que encontro, é-me superior em algo. E, nesse particular, aprendo com ela… Os fracos acreditam na sorte. Os fortes, em causa e efeito».

1555-05MAI1632 - Manuel de Sousa Coutinho, aliás Frei Luís de Sousa: Fidalgo português, tornado frade dominicano e autor de História de São Domingos - «Passavam um dia de um lugar para outro. Salteou-os uma chuva fria e importuna, que os não largou na maior parte da jornada; e corria um vento agudo e desabrigado, que os congelava. Tinha-se adiantado o Arcebispo, segundo seu costume, que era caminhar quase sempre só pera se ocupar com mais liberdade em suas contemplações; e ia fazendo matéria de tudo quanto via no campo e na serra, para louvar a Deus» (A Vida do Arcebispo de Braga Dom Frei Bartolomeu dos Mártires).  
IMAG.48-175-189-307-327

ANTIQUÁRiO

26ABR1882 - É inaugurada a Rede Publica Telephonica de Lisboa, pela companhia inglesa Edison Gower Bell. As taxas variavam entre 33$750 réis e 67$000 réis. Inicialmente, estava activa entre as oito e as vinte e uma horas, passando meses depois a funcionar ininterrupta, em chamadas de emergência para a polícia e os bombeiros. El-Rei D. Luís I foi o primeiro monarca europeu a ter telefone ligado, embora o seu nome não constasse da Lista Alphabetica de assinantes.

CALENDÁRiO

1929-06JUL2011 - Josef Suk: Maestro e violinista checo, bisneto de Antonin Dvorák - «Toca com energia, segurança e com todo o ritmo que um concerto envolvente e sugestivo pode exigir» (Harold C. Schoenberg - 1964).

19JAN1931-02AGO2011 - Ítalo Rossi: Encenador e actor brasileiro - «Da estreia no Teatro Brasileiro de Comédia, nos anos 1950, à tv e ao cinema, deu vida a personagens e tipos com sua fórmula muito particular de elegância e humor - é impossível esquecer aquela sua fala meticulosa, que torneava cada palavra e ainda por cima a enriquecia com aquele inconfundível timbre metálico» (Ana de Hollanda).
04AGO2011 - ZON Lusomundo estreia Capitão América - O Primeiro Vingador / Captain America: The First Avenger de Joe Johnston; com Chris Evans e Hugo Weaving, sobre o super-herói em quadradinhos nascido em 1941, com argumento de Joe Simon e desenhos de Jack Kirby. IMAG.1-110-141

PARLATÓRiO

É preciso suster a demagogia sobre as massas. As massas são rudes, sem preparação, ignorantes, perniciosas em suas reivindicações e influências. Não precisam de lisonjas, mas de instrução.
Ralph Emerson

Procuramos preencher o vazio da nossa individualidade e, por um breve momento, desfrutamos da ilusão de estar completos. Mas é, apenas, uma ilusão. O amor une e, depois, divide.
Lawrence Durrell

VISTORiA

A Fome de 1522
Padecia neste tempo o reino de Portugal calamitoso aperto de fome. Porque, quanto mais corria o ano de 22, em que vamos, tanto maior era o trabalho. Crescia a falta, gastando e comendo o povo esse pouco pão, que havia: Castela não podia ajudar, porque a esterilidade do ano de 21 fora igual nela. De França não vinha nada, respeito das guerras que trazia com o imperador. Os pobres do reino acudiam todos a Lisboa, arrastando consigo suas tristes famílias, persuadidos da força da necessidade que poderiam achar remédio onde estavam o rei e os grandes.
Mas aconteciam casos lastimosos. Muitos caíam e ficavam mortos e sem sepultura polos caminhos, de fracos e desalentados. Os que chegavam a Lisboa pareciam desenterrados, pálidos nos sembrantes, débiles e sem forças nos membros. Dinheiro não aceitavam de esmola, porque não achavam que comprar com ele: Só pão queriam; e este não havia quem o desse, porque algum que às escondidas se vendia era a quatrocentos e cinquenta reis o alqueire; o centeio a duzentos reis; o milho a cento e cinquenta, que para aquele tempo era como um prodígio. Viu-se que era açoute do Céu, em que, correndo muitos navios às ilhas dos Açores, onde as novidades haviam sido mui floridas, uns se perderam tornando, à vista da barra de Lisboa: outros, forçados de tormenta, alijaram ao mar o trigo; por salvarem as vidas.
Manuel de Sousa Coutinho,
Frei Luís de Sousa - Os Anais de D. João III (excerto)

NOTICIÁRiO

Decisão
Foi concedido o privilégio por quinze anos, a Marcel Deprez e Cornelius Herr, para aperfeiçoamentos nos meios de suprimir as induções das linhas telegráficas e telefónicas.
07ABR1885 - Diário de Notícias

Luta Horrível
Daniel Owen e John Brand, de Nova Iorque, estavam enamorados de Elisa Kheit, a qual gostava de ambos ou não gostava de nenhum deles, visto que foi preciso decidir por meio de um duelo se havia de ser Daniel ou John o seu feliz esposo. O duelo, porém, foi terrível e horríveis as suas condições. Os dois contendores encerraram-se, às escuras e descalços, em um quarto, armados de facas, e tendo cada um uma chave da porta. A luta começou à meia-noite em ponto. Dois amigos dos duelistas esperavam, na casa contígua, fumando sossegadamente, pelo resultado do medonho duelo. Sentiu-se algum ruído, depois uma praga medonha proferida por Brand, depois exclamações rápidas e vários tombos surdos. Passados momentos as vozes dos dois rivais como que se iam sumindo; finalmente, ouviu-se a queda de um corpo em terra; um grito rouco e horrível e mais golpes compassados… Depois, sentiu-se mexer na porta como que procurando a fechadura, mas em breve se ouviu nova queda de encontro à mesma porta… - «Caíram ambos?», disse um dos amigos. - «Talvez ainda não acabassem», observou o outro, - «esperemos mais um minuto». Findo esse tempo, um dos padrinhos chegou à porta e exclamou: - «Daniel… John…» Ninguém respondeu. Acenderam a luz e abriram. O espectáculo que se lhes deparou foi horripilante. O quarto era um lago de sangue. Daniel e John estavam caídos e exânimes. A luta fora espantosa. Mesmo ao pé da porta estava John, dando ainda sinais de vida e crivado de facadas. Daniel achava-se no meio da casa, morto e horrivelmente ferido. Ambos apertavam ainda nas mãos as facas ensanguentadas. Os ferimentos de John Brand, conquanto gravíssimos, talvez não sejam mortais. Daniel Owen fez testamento, deixando sua herdeira Elisa Kheit, a qual está resolvida a casar com John, se ele escapar.
01ABR1872 - Diário de Notícias

BREVIÁRiO

Midas Filmes edita em DVD, Viver a Sua Vida / Vivre Sa Vie (1962), Bando à Parte / Bande à Part (1964), Eu Vos Saúdo, Maria / Je Vous Salue, Marie (1984), JLG Por JLG / JLG/JLG (1994) e História(s) do Cinema / Histoire(s) du Cinéma (1988-1998) de Jean-Luc Godard. IMAG.118-167-191-314

Orfeu Negro edita Francis Bacon [1909-1992] - Lógica da Sensação de Gilles Deleuze (1925-1995); tradução e introdução de José Miranda Justo. IMAG.248

Guerra & Paz edita Papisa Joana de Lawrence Durrell (1912-1990); tradução de Mário Avelar. IMAG.297

Metropolitana edita em CD, Música Para Lisboa por Orquestra Metropolitana de Lisboa sob a direcção de Cesário Costa, com Ricardo Parreira na guitarra portuguesa.

Dom Quixote edita Cartas de Amor de Pablo Neruda (1904-1973). IMAG.6-103-138

Sem comentários:

Enviar um comentário