sexta-feira, setembro 01, 2017

IMAGINÁRiO #362

 José de Matos-Cruz | 08 Março 2012 | Edição Kafre | Ano IX – Semanal – Fundado em 2004

PRONTUÁRi
O

TORMENTOS
Tendo composto a música de O Cerco (1969 - António da Cunha Telles), António Victorino d’Almeida realizou, dez anos depois, A Culpa (1980) - de que fez o argumento e também produziu, em aliança com Vindobonna (Áustria). Em 1973, um homem regressa do inferno na guerra da Guiné. Com a morte de outros homens - por desleixo ou negligência - a atormentar-lhe a alma. Tendo perdido os pais, as propriedades, pede protecção e trabalho a um deputado da sua terra. Por fim - isolado, atónito, vergado por culpas suas ou alheias - converte-se numa alma penada, em sombra uivante... Sinde Filipe é o protagonista, e contracenam Mário Viegas, Marília Gama ou Estrela Novais. Hanus Polack dirigiu a fotografia, com rodagem em Lisboa, Porto e Rio de Mouro - Quinta de Santo António. Tendo merecido o Colón de Oro no Festival de Huelva em 1980, A Culpa estreou no ano seguinte - definindo, segundo Victorino d’Almeida, «um estado-de-espírito generalizado, típico dos períodos de decadência, o qual impregna todas as sociedades que se sintam impotentes para resolver os seus problemas».

ANTIQUÁRiO

08MAR1922-2008 - Cyd Charisse: «Pedirem-me para escolher entre Fred Astaire e Gene Kelly, é como comparar maçãs com laranjas. Ambas são frutos deliciosos». IMAG.204

09MAR1902 - The Atlanta Constitution noticia que Nathan Stubblefield, inventor e agricultor de Murray (Kentucky), efectua testes para «transmitir a voz humana num sistema de telefonia sem fios», usando campos magnéticos, tendo começado a trabalhar em 1892. IMAG.200

11MAR1922-2009 - José Luís López Vázquez: Actor espanhol do cinema, do teatro e da televisão - «A sua filmografia pertence ao puro património espanhol, foi um dos maiores tragicómicos do nosso cinema» (El País - 2009). IMAG.277

12MAR1922-1969 - Jack Kerouac: «Começámos a experimentar benzedrina e anestésicos. Eu pensava que não poderia escrever, porque a minha mente ficava confusa, mas Jack sentia que podia escrever romances usando isso. E acho que alguns dos seus romances do início dos anos ‘50 foram escritos sob efeito desses e de outros tóxicos. Praticamente, Jack sentava-se e dactilografava por várias semanas, fazia correcções, escrevia continuamente cinco, seis ou sete horas por dia, às vezes até o dia inteiro» (Allen Ginsberg). IMAG.126-141-212-217-247-338

1919-14MAR1982 - João José Cochofel: Poeta e ensaísta português - «Teus olhos húmidos eram lagos / em que nosso desejo se mirava. // Tua boca entreaberta era a mensagem / do teu corpo moço que se dava. // Teu hálito quente / embrulhado de desejo / vinha de não sei lá que profundezas / em que de amor tuas entranhas se abrasavam. // E havia, amor, a envolver-nos, / essa solidão enorme / entre pinheiros, céu e terra quente // da tarde que dorme...» (Tarde).

VISTORiA

Poema 230

O amor é o cemitério populoso da podridão.
O leite derramado dos heróis.
Destruição de lenços de seda pela tempestade de pó.
Carícia de heróis vendados
presos nos postes.
Vítimas de assassinatos aceitas nesta vida.
Esqueletos trocando dedos e juntas.
A carne trémula dos elefantes da gentileza
sendo despedaçada pelos abutres.
Concepções de rótulas delicadas.
Medo de ratos espalhando bactérias.
A Fria Esperança do Gólgota pela Esperança do Ouro.
Húmidas folhas de Outono contra o casco dos barcos.
As delicadas imagens de cola do cavalo-marinho.
Morte por longa exposição à desonra.
Seres assustadores
encantadores
ocultando seu sexo.
Pedaços da essência de Buda congelados e fatiados microscopicamente
em morgues do Norte.
Pomos do pénis a ponto de semear.
Mais gargantas cortadas que grãos de areia.
Como beijar minha gata na barriga.
A suavidade de nossa recompensa.
Jack Kerouac
- Mexico City Blues
VISTORiA

De maneira evidente, o Estado está na ordem da natureza e antecede ao indivíduo; pois, se cada indivíduo por si, a si mesmo não é suficiente, o mesmo modo acontecerá com as partes em relação ao todo. Ora, o que não consegue viver em sociedade, ou que não necessita de nada porque se basta a si mesmo, não participa do Estado; é um bruto ou uma divindade. A natureza faz assim com que todos os homens se associem. Ao que primeiro estabeleceu essa fórmula se deve o bem maior; pois se o homem, chegado à sua perfeição, é o mais excelente dos animais, também é o pior quando vive isolado, sem leis.
Aristóteles
- Política (excerto)

O Verão estala por todos os poros
da casca das árvores,
da língua dos cães,
das asas das cigarras,
do bico do peito das mulheres
tão acerado
que rasga o céu de calor
com um golpe preciso
de lanceta.


João José Cochofel
- Quatro Andamentos (1964)
ANUÁRiO

287aC-212aC - Arquimedes: «Dêem-me uma alavanca e um ponto de apoio, e eu levantarei o mundo». IMAG.108-133

384aC-322aC - Aristóteles: «Os avarentos amealham como se fossem viver para sempre, os pródigos dissipam como se fossem morrer em breve». IMAG.36-37-47-56-140-152-164-267

1462-1521 - Piero di Lorenzo, aliás Piero di Cosimo: Pintor florentino, discípulo de Cosimo Rosselli, de cariz mitológico-romântico, pintou figuras híbridas e fantásticas, com elementos humanos e animais. IMAG.337

PARLATÓRiO

A geração Beat era uma visão que o Jonh Clellon Holmes e eu, e também o Allen Ginsberg, mas de uma maneira ainda mais louca, tivemos no final dos anos ‘40. Tratava-se de uma geração de tipos a par de tudo, brilhantes e doidos, que de repente se ergueram para percorrer a América. Eram sérios, curiosos, vagabundos e faziam paragens em todos os pontos do caminho, em farrapos, tranquilos, de uma hedionda beleza latente na sua graça e originalidade.
Jack Kerouac


CALENDÁRiO

1923-30MAI2011 - Giorgio Tozzi: Cantor lírico norte-americano, galardoado com o Grammy em 1959, 1960 e 1962 - «Era um homem da Renascença» (Roger Havranek).

1923-03JUN2011 - James Arness: Actor americano do cinema e da televisão, protagonista de Matt Dillon / Gunsmoke (1955-1975) - «Sei que vai ser uma grande estrela, por isso é melhor habituarem-se a vê-lo» (John Wayne). IMAG.56

06JUN2011 - No Teatro Nacional Dona Maria II, decorre a primeira assembleia da Academia Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas, que tem como fim divulgar o cinema português, nacional e internacionalmente, fomentar o desenvolvimento das artes cinematográficas, promover o relacionamento e o intercâmbio de informação científica, artística e técnica entre todos os seus associados e atribuir prémios anuais aos melhores filmes e desempenhos nas diversas categorias profissionais da actividade cinematográfica.

1923-07JUN2011 - Jorge Semprún: Escritor e político espanhol - «Para mim, o que mais se parece com Deus é um romancista». IMAG.15

1910-11JUN2011 - Gunnar Fischer: Director de fotografia sueco, mestre do preto e branco, trabalhou com Ingmar Bergman em O Sétimo Selo e Morangos Silvestres (1957) - «Desde início, fizemos o pacto de que nunca seríamos escravos ou bajuladores um do outro».

11JUN2011 - Bollywood Pictures produziu, e estreia Até Onde? de Carlos M. Barros; com Núria Madruga e Ricardo Pereira.

16JUN2011 - Faux produziu, e estreia Viagem a Portugal de Sérgio Tréfaut; com Maria de Medeiros e Makéna Diop. IMAG.3-91-158-204-354

16JUN2011 - Periferia Filmes estreia Quem Vai à Guerra de Marta Pessoa. IMAG.13-325

18JUN-11SET2011 - No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I apresenta George Grosz [1893-1959] - Sob o Signo da Denúncia.

BREVÁRiO

Clube de Autor edita Ao Princípio Era Eu - Autobiografia de António Victorino d’Almeida. IMAG.77-182-278

Caminho edita Breve - Poesia de João José Cochofel (1919-1982); prefácio de José Carlos Seabra Pereira. IMAG.68

Numérica edita em CD, Quam Pulchri - Música Sacra Portuguesa do Século XVII pelo organista António Esteireiro, com Coro da Sé Catedral do Porto, sob a direcção de Eugénio Amorim.

PARLATÓRiO

Para reconstruir a memória, se o fizermos de modo grosseiro e incorrecto, podemos reabrir as feridas. Mesmo que eu ache que as feridas directas se acalmaram, pois passou muito tempo e há novas gerações. A sociedade espanhola deve manter a ideia de que precisa da memória, tal como, em determinado momento, precisou da amnésia…É isso o essencial.
Jorge Semprún

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