segunda-feira, março 19, 2018

IMAGINÁRiO #477

José de Matos-Cruz | 01 Julho 2014 | Edição Kafre | Ano XI – Semanal – Fundado em 2004


PRONTUÁRiO

ABISMOS
Se há cineastas que, hoje em dia, possam reivindicar, na América, uma chancela tão intensa de culto e controvérsia, esta directa convergência funde-se em James Cameron. Tal impressão resulta, desde logo, da solidez da sua obra - o que representa tanto um estímulo coerente e fascinante, como o motivo primordial da respectiva polémica. Tudo culminaria em Titanic (1997)… Acção empolgante, emoções à desfilada, ansiedade e perigo, suspense e esplendor, transcendem um imaginário impressionante e colossal. Tendo inventado processos especiais de filmagem subaquática para Abismo (1989), Cameron definiu os trabalhos de Titanic como uma síntese de «efeitos visuais, maquetas e mar alto». Considerada o maior acidente na história da navegação marítima comercial, a tragédia do paquete Titanic ocorreu na noite de 14/15 de Abril de 1912, ao colidir com um iceberg, a 640 quilómetros da Terra Nova, no Mar do Norte, vitimando 1.652 pessoas. Um punhado de fitas recriou esta catástrofe - mas nenhuma com o fausto, o sortilégio e, por fim, o arrebatador fatalismo ante um destino inexorável.

MEMÓRiA

02AGO1884-1969 - Rómulo Gallegos Freire, aliás Rómulo Gallegos: Escritor (autor de Doña Bárbara - 1929) e político (Presidente da República em 1948) venezuelano - «Quando estamos apaixonados, convém sempre que nos afastemos durante algum tempo… Podemos, assim, assegurar-nos de que nos dedicam um afecto autêntico, ou se tudo não passa de um capricho passageiro».

1908-02AGO2004 - Henri Cartier-Bresson: Fotógrafo francês - «No meu modo de ver, a fotografia nada mudou desde a sua origem, excepto nos seus aspectos técnicos, os quais não são a minha preocupação principal. A fotografia é uma operação instantânea que exprime o mundo em termos visuais, tanto sensoriais como intelectuais, sendo também uma procura e uma interrogação constantes. É ao mesmo tempo o reconhecimento de um facto numa fracção de segundo, e o arranjo rigoroso de formas percebidas visualmente, que conferem a esse facto expressão e significado». IMAG.5

1857-03AGO1924 - Józef Teodor Nałęcz Korzeniowski, aliás Joseph Conrad: Escritor britânico, autor de No Extremo Limite - «…E talvez esteja aí toda a diferença; talvez toda a sabedoria, toda verdade e toda sinceridade estejam apenas contidas naquele inapreciável momento em que ultrapassamos o limiar do invisível». IMAG.157-224-243-303-418

1873-03AGO1954 - Sidonie Gabrielle Colette: Escritora francesa - «Quando somos amados, não duvidamos de nada. Quando amamos, duvidamos de tudo». IMAG.225-404

1925-03AGO1964 - Flannery O’Connor: Escritora americana - «A mais original entre os contistas americanos, depois de Ernest Hemingway. Era uma moralista tão veemente que os leitores precisam de ter cuidado com a sua tendenciosidade» (Harold Bloom). IMAG.55-179-229-317

04AGO1904-1969 - Witold Gombrowicz: Ficcionista e dramaturgo polaco - «E tudo isto - a morte, o nosso medo, o nosso horror, a nossa impotência - só para aquela mão jovem, jovem de mais, poder agarrar a miúda… Eu já mergulhava no acontecimento como se não fosse crime, mas aventura maravilhosa dos seus corpos inexperientes e surdos. Volúpia!» (A Pornografia - 1960). IMAG.236-401

06AGO1934-2006 - Gianfrancesco Sigfrido Benedetto Guarnieri, aliás Gianfrancesco Guarnieri: Actor e poeta, ficcionista e dramaturgo brasileiro, nascido em Itália - (sobre Pátio dos Milagres) «A única coisa que a gente poderia fazer era sobre a história brasileira, porque aí ninguém cobraria, não proibiriam logo de cara. Chegamos à conclusão de que Zumbi seria realmente fantástico. Foi o início de um intercâmbio muito grande entre nós e os diversos setores das artes, desde instrumentistas, compositores, atores, jornalistas, enfim, eram todos. Parecia que um fio começava a se juntar. Aquilo se tornou realmente um pátio dos milagres, no bom sentido». 
 
CALENDÁRiO

1925-20AGO2013 - Elmore John Leonard Jr, aliás Elmore Leonard: Escritor e argumentista americano, autor de Hot Kid - «Escrevo diálogos, porque não gosto de descrever as coisas pela minha perspectiva. Agrada-me ter um outro ponto de vista, que em si mesmo tende a alterar-se. Tudo se baseia em como uma personagem observa qualquer coisa que está a acontecer. Aliás, o próprio tempo tem influência». IMAG.182-384

VISTORiA

EUZÉBIO: …O electricista está a querer desmanchar a caixa de luz.
FERNANDO: Desmanchar por quê?
EUZÉBIO: Ele diz que o senhor não lhe pagou…
Gianfrancesco Guarnieri
- Um Grito Parado No Ar (excerto)

Acreditem ou não, a sua mente encontrava-se perfeitamente lúcida… Se bem que concentrada nele próprio, com tremenda intensidade; e ali estava a minha única oportunidade… Mas a sua alma havia enlouquecido. Estava sozinho na selva, havia olhado para dentro de si e, por Deus, não tenho dúvida de que enlouquecera… Nenhuma eloquência poderia ter sido tão devastadora à nossa crença na humanidade como a sua explosão final de sinceridade. Lutava com ele próprio, também. Presenciei tudo isso, vendo-o… ouvindo-o. Vi o mistério inconcebível de uma alma que não conhecia limite, nem fé, nem medo, embora lutasse cegamente contra si própria…
Coisa engraçada é a vida – misterioso arranjo de lógica implacável para um propósito fútil. O máximo que podemos esperar dela é algum conhecimento de nós-próprios… Que chega tarde demais… Uma colheita de inesgotáveis arrependimentos… Se tal é a forma da última e definitiva sabedoria, então a vida é um quebra-cabeças maior do que alguns de nós supõem que seja. Eu estava a milímetros da minha última oportunidade para fazer um pronunciamento, e descobri, com humilhação, que, provavelmente, não teria nada para dizer. Essa é a razão pela qual afirmo que Kurtz foi um homem notável. Ele tinha algo a dizer. E disse. Como eu próprio estive à beira do abismo, compreendi melhor o significado daquele seu olhar, que não podia ver a chama da vela, mas era amplo o suficiente para abraçar o universo inteiro, pungente o bastante para penetrar em todos os corações que batem na escuridão. Ele havia resumido tudo numa expressão: «O horror!»
Joseph Conrad
- Coração das Trevas (excertos)

PARLATÓRiO

Têm-me chamado escritor do mar, escritor dos trópicos, um escritor descritivo – e também realista. Na verdade, toda a minha preocupação se tem centrado no valor ideal das coisas, das pessoas, dos acontecimentos. Só isso e nada mais… A tarefa que tento levar a bom termo é, através do poder da palavra escrita, fazer-vos ouvir, fazer-vos sentir – é, antes de mais, fazer-vos ver.
Joseph Conrad

Vale a pena sofrermos contratempos e adversidades – no meu caso, privação de direitos legítimos e afastamento forçado da Pátria – se, por fim, e um bom dia, formos bafejados com um rasgo de nobreza humana, que nos restitua a fé que já havíamos perdido.
Rómulo Gallegos

ANTIQUÁRiO

05AGO1924 - Sob chancela do Chicago Tribune Syndicate, é lançado em quadradinhos Little Orphan Annie por Harold Gray. IMAG.385 
 
INVENTÁRiO

ANNIE

Em Agosto de 1924, Little Orphan Annie - criação de Harold Gray - surgia no New York Daily News. Com um sucesso tal que, meses depois, era divulgada já a cores no Chicago Tribune. Em 1936, aparecia em mais de quinhentos jornais americanos e, no ano seguinte, era considerada a série mais popular do género. Annie - uma pequena órfã, vítima do excessivo zelo de Miss Asthma, directora da instituição que a recolheu - tem como único e leal amigo o seu cão Sandy. Um dia, esta criança irrequieta e doce é escolhida para passar uma semana no palacete de um excêntrico milionário, Oliver Warbucks - cuja rispidez acaba por abalar e enternecer…
Em 1982, o veterano John Huston levou Annie à tela, com Aileen Quinn e Albert Finney, a partir de um musical da Broadway. Traçada sob um forte cunho moralista - uma luta perpétua do bem contra o mal, mas em que a integridade dos heróis se encontra ensombrada por ambíguos antecedentes - esta teia dramática e fantástica constitui, aliás, uma subtil radiografia da história moderna dos Estados Unidos, entre períodos de prosperidade, convulsões e desníveis de classe. A partir do filme, a equipa de Stan Lee elaborou um álbum alusivo em quadradinhos. Quanto à tira diária, coube a Leonard Starr garantir uma fiel continuidade às aventuras de Annie.

BREVIÁRiO

Fox edita em DVD e Blu-ray, Titanic (1997) de James Cameron; com Leonardo DiCaprio e Kate Winslet.

EXTRAORDINÁRiO

OS HUMANIMAIS - Folhetim Aperiódico

CARTA NA MÃO DOBRA O ENGUIÇO - 1

28 de Outubro de 1868
Salomão Emérito, vulgo o Picareta, raspou pelas sobrancelhas grossas o asqueroso pano que lhe entrapava a mão direita. Se não fosse inda mancebo, e não se tratasse d’um limpa-chaminés, recém-saído das suas funções, dir-se-ia que as referidas pelagens ficaram mais negras. Mas estavam, apenas, enfarruscadas como um mero pormenor, retinto e chistoso.
Aliás, em geral, além do aspecto parvo, Salomão parecia um bravo a ripostar. E fazia pela sua vida, a custo mesmo de comprometer a morte. Apesar dos riscos, das ambiguidades como a segunda profissão. Da qual nunca havia de admitir que se viria a demitir.
Continua

Sem comentários:

Enviar um comentário