PRONTUÁRiO
PERSPECTIVAS

CALENDÁRiO
06JUN-19SET2013
- Em Lisboa, BES Arte & Finança expõe Territórios
de Transição # 11 - A Experiência do Silêncio;
inclui fotografias de Helena Almeida, Dieter Appelt, Daniel
Blaufuks, Christian Boltanski, Rui Calçada Bastos, Luís
Campos, Hannah Collins, Tacita Dean, Hamish Fulton, Rodney
Graham, Thomas Joshua Cooper, Sherrie Levine, Craigie Horsfield,
Eurico Lino do Vale, João Louro, Cindy Sherman, Vera Lutter,
Jorge Molder, Abelardo Morell, Thomas Struth e Júlia Ventura, sendo
curador Luís Serpa.
18JUL-10NOV2013
- Em Lisboa, Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva expõe
Aparências Privadas -
Auto-Retratos
de Artistas Contemporâneos;
sendo comissário Luís Serpa, inclui obras das colecções Safira &
Luís Serpa e da Fundação AS-VS.
19JUL-22SET2013
- No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I expõe Window
Talks de Rui Paiva.
1921-21JUL2013
- Denys de La Pattelière: Cineasta francês, director de Um
Táxi Para Tobruk / Un Taxi Pour Tobrouk
(1960) - «Fui um realizador comercial, o que para mim não é
pejorativo. Nunca tive a intenção de lograr uma obra, mas de
construir espectáculos e de agradar ao público» (2002).
23FEV1944-22JUL2013
- Dennis Farina: Actor americano de cinema e televisão, protagonista
das séries Crónica do Crime
/ Crime Story (1986-1988) e
Lei e Ordem /Law & Order
(2004-2006) - «Foi em Chicago que formei a minha personalidade».
IMAG.195
25JUL2013
- Big Pictures estreia Wolverine
/ The Wolverine (2013) de
James Mangold; sobre o herói em quadradinhos concebido por Len Wein,
John Romita e Herb Trimpe (1974) para Marvel Comics, com Hugh Jackman
e Rila Fukushima. IMAG.28-46-67-82-149-235-248
26JUL-15SET2013
- No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I expõe The
Sky Begins at Your Feet de
Karen Aarre, e Entrance de
Nuno Monteiro.
VISTORiA
Soneto
Ó
minha alcova, que já foste um porto
Às
tempestades que cruzei diurnas,
Fonte
agora de lágrimas nocturnas,
Que
ocultas, por pejo, o dia todo;
Ó
leito, onde encontrei paz e conforto
De
tanta mágoa, que dolentes urnas
Sobre
ti verte o Amor com mãos ebúrneas,
Só
para mim crueza e desconforto!
Porém,
do meu retiro e do repouso
Não
fujo, mas de mim e do pensar,
Que
tanta vez segui num devaneio;
E
em meio ao vulgo adverso e inamistoso
(Quem
diria?) refúgio vou buscar,
Tal
é de ficar só o meu receio.
Petrarca
(Tradução
de Renato Suttana)
MEMÓRiA

20JUL1304-19JUL1374
- Francesco Petrarca: Intelectual, humanista e poeta italiano - «Dura
é a lei do amor, mas, por muito dura que seja, há que obedecer-lhe,
pois a terra e o céu estão por ela unidos, desde o princípio dos
tempos». IMAG.73
21JUL1914-L2010
- Giovanna Cecchi, aliás Suso Cecchi D’Amico: Argumentista do
cinema italiano, colaboradora de Luchino Visconti, Vittorio De Sica,
Michelangelo Antonioni, Luigi Comencini e Mario Monicelli -
considerada a «rainha de Cinecittà» e, em 1994, distinguida com o
Leão de Ouro de Homenagem à sua carreira no Festival de Veneza.
IMAG.319
21JUL1944-2012
- Anthony David Scott, aliás Tony Scott: Cineasta britânico, irmão
de Ridley Scott, produtor e realizador de Ases
Indomáveis / Top Gun (1986)
ou de Maré Vermelha / Crisom
Tide (1995) - «Nos meus
filmes, a verdadeira velocidade acontece graças aos montadores, e ao
que eles logram fazer com a película». IMAG.20-163-423
1630-22JUL1684
- Josefa de Ayala Cabrera Figueira, aliás Josefa de Óbidos: Pintora
portuguesa, nascida em Espanha - Os seus quadros «traduzem a
decepção de quem esperava muito mais e não achou… Não tivesse a
artista tanto nome e os pareceres dos críticos seriam mais
benévolos, pois sua pintura, embora sem nada excepcional, possui
relativo interesse» (Fernando de Pamplona). IMAG.264
1903-22JUL1934
- John Dillinger: Durante a década de ’30, Inimigo Público nº 1
nos EUA - «Os meus homens queriam ser bombeiros, rancheiros ou
polícias… Eu, não. Sempre pretendi roubar o dinheiro das
pessoas!». IMAG.423


26JUL1894-1963
- Aldous Huxley: Escritor inglês - «Da
sua experiência ou da experiência registada de outros, os homens
aprendem somente o que as suas paixões e os seus preconceitos
metafísicos lhes permitem».
IMAG.71-165-332-444
VISTORiA
Escrevo
um capítulo de cada vez, descobrindo o meu caminho à medida que
prossigo. Quando começo, só sei muito vagamente o que irá
acontecer. Tenho apenas uma ideia geral e, então, tudo se
desenvolve, enquanto escrevo. Não raro - e isso já me aconteceu
mais de uma vez - escrevo muito e, de repente, vejo que não está
bem, e tenho deitar tudo ao lixo. Gosto de já ter um capítulo
terminado antes de começar a escrever o próximo. Mas nunca
estou inteiramente certo quanto ao que irá ocorrer no capítulo
seguinte, enquanto não o escrevo. As coisas vêem-me em gotas
e, quando isto acontece, tenho de trabalhar arduamente, para
convertê-las em algo coerente.
Aldous
Huxley
Nem
mesmo o melhor dos chineses poderia ter dito mais em compasso tão
estreito. A noite, o desejo, a angústia de esperar e, com ela, a dor
mais persistente, mais profunda, mais desesperançosamente incurável
de saber que toda a luz se há-de pôr, que a vida e o amor declinam,
declinam inexoravelmente rumo ao ocaso e à escuridão: todas estas
coisas estão implicadas - quão completamente! - nas linhas de Safo.
As palavras continuam como que a ecoar e re-ecoar ao longo de
corredores cada vez mais remotos da memória, com um som que jamais
pode completamente morrer (tal é o estranho poder da voz do poeta)
até à morte da própria memória.
Aldous
Huxley
ANTIQUÁRiO
23JUL1934
- Símbolo sensual e irreverente, inspirada no visual artístico de
Helen Kane, Betty Boop
evolui da animação para os jornais, sob chancela do King Features
Syndicate, em quadradinhos por Bud Counihan - «uma mulher (actriz e
cantora) com uma figura frágil e elegante, pernas altas e bem
torneadas, que terminavam nuns sapatos de salto pretos, não sem
antes se mostrar a liga da perna esquerda» (Paula Brito). IMAG.286
BREVIÁRiO
Harmonia
Mundi edita em CD, Wolfgang
Amadeus Mozart
[1756-1791]: Concertos Para
Piano K. 453 & 482 por
Kristian Bezuidenhout, com Freiburger Barockorchester e Petra
Müllejans.
IMAG.36-55-68-90-102-106-118-172-186-205-216-217-220-227-277-284-285-290-317-321-342-349-375-406-431-449
Sem comentários:
Enviar um comentário