quarta-feira, março 14, 2018

IMAGINÁRiO #475

José de Matos-Cruz | 16 Julho 2014 | Edição Kafre | Ano XI – Semanal – Fundado em 2004


PRONTUÁRiO

PERSPECTIVAS
Um dos mais estimulantes e versáteis realizadores portugueses, da geração actual, Miguel Gonçalves Mendes tem a sua obra editada em DVD, sob chancela da produtora JumpCut. Além das curtas metragens D. Nieves (2002), documental, A Batalha dos 3 Reis (2005) e Segunda-Feira (2008), ficcionais, ou Zarco (2008), Curso de Silêncio (2007) e Dedicated To the One I Love (2007), experimentais, sobressaem - em MGM / O Cinema de Miguel Gonçalves Mendes - as obras maiores Autografia (2004) sobre Mário Cesariny de Vasconcellos, Floripes (2007) evocando A Morte de Um Mito, e José e Pilar (2010) com José Saramago e Pilar del Rio. Após Nada Tenho de Meu (2012), «uma mistura de caderno de viagens e ficção», e além do projecto O Evangelho Segundo Jesus Cristo (2012) sobre Saramago, Miguel Gonçalves Mendes aborda O Sentido da Vida (2013) - cruzando as histórias de sete pessoas diferentes, de distintos pontos do planeta, perspectivando: «Numa época em que o sistema está a colapsar, em que nos encontramos absolutamente perdidos e não acreditamos em nada, o que é que nos faz continuar vivos?»

CALENDÁRiO

06JUN-19SET2013 - Em Lisboa, BES Arte & Finança expõe Territórios de Transição # 11 - A Experiência do Silêncio; inclui fotografias de Helena Almeida, Dieter Appelt, Daniel Blaufuks, Christian Boltanski, Rui Calçada Bastos, Luís Campos, Hannah Collins, Tacita Dean, Hamish Fulton, Rodney Graham, Thomas Joshua Cooper, Sherrie Levine, Craigie Horsfield, Eurico Lino do Vale, João Louro, Cindy Sherman, Vera Lutter, Jorge Molder, Abelardo Morell, Thomas Struth e Júlia Ventura, sendo curador Luís Serpa.

18JUL-10NOV2013 - Em Lisboa, Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva expõe Aparências Privadas - Auto-Retratos de Artistas Contemporâneos; sendo comissário Luís Serpa, inclui obras das colecções Safira & Luís Serpa e da Fundação AS-VS.

19JUL-22SET2013 - No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I expõe Window Talks de Rui Paiva.

1921-21JUL2013 - Denys de La Pattelière: Cineasta francês, director de Um Táxi Para Tobruk / Un Taxi Pour Tobrouk (1960) - «Fui um realizador comercial, o que para mim não é pejorativo. Nunca tive a intenção de lograr uma obra, mas de construir espectáculos e de agradar ao público» (2002).

23FEV1944-22JUL2013 - Dennis Farina: Actor americano de cinema e televisão, protagonista das séries Crónica do Crime / Crime Story (1986-1988) e Lei e Ordem /Law & Order (2004-2006) - «Foi em Chicago que formei a minha personalidade». IMAG.195

25JUL2013 - Big Pictures estreia Wolverine / The Wolverine (2013) de James Mangold; sobre o herói em quadradinhos concebido por Len Wein, John Romita e Herb Trimpe (1974) para Marvel Comics, com Hugh Jackman e Rila Fukushima. IMAG.28-46-67-82-149-235-248

26JUL-15SET2013 - No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I expõe The Sky Begins at Your Feet de Karen Aarre, e Entrance de Nuno Monteiro.

VISTORiA

Soneto

Ó minha alcova, que já foste um porto
Às tempestades que cruzei diurnas,
Fonte agora de lágrimas nocturnas,
Que ocultas, por pejo, o dia todo;

Ó leito, onde encontrei paz e conforto
De tanta mágoa, que dolentes urnas
Sobre ti verte o Amor com mãos ebúrneas,
Só para mim crueza e desconforto!

Porém, do meu retiro e do repouso
Não fujo, mas de mim e do pensar,
Que tanta vez segui num devaneio;

E em meio ao vulgo adverso e inamistoso
(Quem diria?) refúgio vou buscar,
Tal é de ficar só o meu receio.
Petrarca
(Tradução de Renato Suttana)

MEMÓRiA

19JUL1924-2009 - Pat Hingle: Actor norte-americano - «O meu aspecto permite-me ter uma boa imagem, em qualquer meio ou profissão. É uma bênção, e tenho consciência disso». IMAG.232

20JUL1304-19JUL1374 - Francesco Petrarca: Intelectual, humanista e poeta italiano - «Dura é a lei do amor, mas, por muito dura que seja, há que obedecer-lhe, pois a terra e o céu estão por ela unidos, desde o princípio dos tempos». IMAG.73

21JUL1914-L2010 - Giovanna Cecchi, aliás Suso Cecchi D’Amico: Argumentista do cinema italiano, colaboradora de Luchino Visconti, Vittorio De Sica, Michelangelo Antonioni, Luigi Comencini e Mario Monicelli - considerada a «rainha de Cinecittà» e, em 1994, distinguida com o Leão de Ouro de Homenagem à sua carreira no Festival de Veneza. IMAG.319

21JUL1944-2012 - Anthony David Scott, aliás Tony Scott: Cineasta britânico, irmão de Ridley Scott, produtor e realizador de Ases Indomáveis / Top Gun (1986) ou de Maré Vermelha / Crisom Tide (1995) - «Nos meus filmes, a verdadeira velocidade acontece graças aos montadores, e ao que eles logram fazer com a película». IMAG.20-163-423

1630-22JUL1684 - Josefa de Ayala Cabrera Figueira, aliás Josefa de Óbidos: Pintora portuguesa, nascida em Espanha - Os seus quadros «traduzem a decepção de quem esperava muito mais e não achou… Não tivesse a artista tanto nome e os pareceres dos críticos seriam mais benévolos, pois sua pintura, embora sem nada excepcional, possui relativo interesse» (Fernando de Pamplona). IMAG.264

1903-22JUL1934 - John Dillinger: Durante a década de ’30, Inimigo Público nº 1 nos EUA - «Os meus homens queriam ser bombeiros, rancheiros ou polícias… Eu, não. Sempre pretendi roubar o dinheiro das pessoas!». IMAG.423

1922-23JUL2004 - Serge Reggiani: Cantor e actor francês, nascido em Itália - «Je l’aime tant, le temps qui reste... / Je veux rire, courir, pleurer, parler, / Et voir, et croire / Et boire, danser, / Crier, manger, nager, bondir, désobéir / J’ai pas fini, j’ai pas fini / Voler, chanter, partir, repartir / Souffrir, aimer / Je l’aime tant, le temps qui reste…» (Le Temps Qui Reste). IMAG.369

1925-23JUL2004 - Carlos Paredes: Compositor e guitarrista português - «Quando eu morrer, morre a guitarra também. O meu pai dizia que, quando morresse, queria que lhe partissem a guitarra e a enterrassem com ele. Eu desejaria fazer o mesmo… Se eu tiver de morrer». IMAG.5-49-91-445

26JUL1894-1963 - Aldous Huxley: Escritor inglês - «Da sua experiência ou da experiência registada de outros, os homens aprendem somente o que as suas paixões e os seus preconceitos metafísicos lhes permitem». IMAG.71-165-332-444

VISTORiA

Escrevo um capítulo de cada vez, descobrindo o meu caminho à medida que prossigo.  Quando começo, só sei muito vagamente o que irá acontecer. Tenho apenas uma ideia geral e, então, tudo se desenvolve, enquanto escrevo. Não raro - e isso já me aconteceu mais de uma vez - escrevo muito e, de repente, vejo que não está bem, e tenho deitar tudo ao lixo. Gosto de já ter um capítulo terminado antes de começar a escrever o próximo.  Mas nunca estou inteiramente certo quanto ao que irá ocorrer no capítulo seguinte, enquanto não o escrevo.  As coisas vêem-me em gotas e, quando isto acontece, tenho de trabalhar arduamente, para convertê-las em algo coerente.
Aldous Huxley

Nem mesmo o melhor dos chineses poderia ter dito mais em compasso tão estreito. A noite, o desejo, a angústia de esperar e, com ela, a dor mais persistente, mais profunda, mais desesperançosamente incurável de saber que toda a luz se há-de pôr, que a vida e o amor declinam, declinam inexoravelmente rumo ao ocaso e à escuridão: todas estas coisas estão implicadas - quão completamente! - nas linhas de Safo. As palavras continuam como que a ecoar e re-ecoar ao longo de corredores cada vez mais remotos da memória, com um som que jamais pode completamente morrer (tal é o estranho poder da voz do poeta) até à morte da própria memória.
Aldous Huxley

ANTIQUÁRiO

23JUL1934 - Símbolo sensual e irreverente, inspirada no visual artístico de Helen Kane, Betty Boop evolui da animação para os jornais, sob chancela do King Features Syndicate, em quadradinhos por Bud Counihan - «uma mulher (actriz e cantora) com uma figura frágil e elegante, pernas altas e bem torneadas, que terminavam nuns sapatos de salto pretos, não sem antes se mostrar a liga da perna esquerda» (Paula Brito). IMAG.286

BREVIÁRiO

Harmonia Mundi edita em CD, Wolfgang Amadeus Mozart [1756-1791]: Concertos Para Piano K. 453 & 482 por Kristian Bezuidenhout, com Freiburger Barockorchester e Petra Müllejans.
IMAG.36-55-68-90-102-106-118-172-186-205-216-217-220-227-277-284-285-290-317-321-342-349-375-406-431-449

Sem comentários:

Enviar um comentário