PRONTUÁRiO
EXCEPÇÕES
Por
um destino insólito, mas que tem antecedentes sociopolíticos, pouco
há disponível em edição portuguesa de banda desenhada por autores
espanhóis. Tal reflecte, afinal, implicações da história recente,
com significativo reflexo cultural - lembre-se, por exemplo, a
bizarra situação no âmbito cinematográfico, em que os filmes de
Luís Berlanga ou Carlos Saura, anos atrás, chegavam até nós,
através da distribuição francesa. É certo, mas chegavam! Este
paradoxo ibérico - de lamentável reciprocidade, e que coloca uma
relação entre-fronteiras pelo remetente além-Pirinéus - tem
escassas roturas em quadradinhos, como é exemplar O
Artefacto Perverso
(1996)
- já um clássico em obras monográficas, com a assinatura de Felipe
Hernández Cava
(argumento) & Federico
del Barrio
(ilustração). Na vivência familiar dum artista madrileno de bd, em
finais dos anos ’40, marcada pelas expectativas de carreira e pelos
compromissos do passado, paira uma acção exemplar de fidelidades,
memórias, repressão e traições, sob um expressivo / perturbante
grafismo a preto-e-branco…
CALENDÁRiO
19SET2013
- Outsider
Filmes estreia Insensíveis
/ Insensibles / Painless de
Juan Carlos Medina; produção de Fado Filmes, com Irene Montalà e
Derek de Lint.
25AGO1923-22SET2003
- Álvaro Mutis Jaramillo, aliás Álvaro Mutis: Ficcionista, poeta e
ensaísta colombiano, distinguido com o Prémio Cervantes (2001) -
«Que te acoja la muerte / con todos tus sueños intactos. / Al
retorno de una furiosa adolescencia, / al comienzo de las vacaciones
que nunca te dieron, / te distinguirá la muerte con su primer aviso.
/ Te abrirá los ojos a sus grandes aguas, / te iniciará en su
constante brisa de otro mundo. / La muerte se confundirá con tus
sueños / y en ellos reconocerá los signos / que antaño fuera
dejando, / como un cazador que a su regreso / reconoce sus marcas en
la brecha.» (Ámen).
02OUT2013
- Em Évora, Galeria da Casa de Burgos expõe Mes
Dessins [1909] -
Rainha D. Amélia (1865-1951).
IMAG.14-40-41-42-120-204-224-429
04OUT2013-12JAN2014
- No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I expõe Picasso
Gráfico; sobre Pablo Picasso
(1881-1973).
IMAG.14-119-187-224-281-310-344-347-356-381-413-420
MEMÓRiA
1606-01OUT1684
- Pierre Corneille: Dramaturgo francês - «É possível doar muito
sem criar obrigações: / a maneira de dar vale muito mais do que o
donativo».
02OUT1904-1991
- Henry Graham Greene, aliás Graham Greene: Escritor inglês - «A
política, a guerra, o casamento, o crime, o adultério. Tudo o que
existe no mundo tem algo a ver com dinheiro».
IMAG.10-160-180-387-388
1935-02OUT2004
- José Manuel Bastos Fialho Gouveia, aliás Fialho Gouveia:
Profissional da rádio, apresentador da televisão, co-autor do
programa Zip-Zip
(1969) - «Não havia melhor pessoa do que ele, amigo, honesto e
sincero» (Octávio de Matos). IMAG.14
04OUT1934-2009
- João Rodrigues Vieira, aliás João Vieira: Escritor, professor,
artista plástico, cenógrafo teatral - «O carácter fundador da
escrita torna-se assim a matéria-prima da pintura, valendo pela sua
forma e não pelo seu uso tradicional, que é o de ser portador de
conteúdos» (Ana Filipa Ramos). IMAG.
210-267-312
02AGO1834-05OUT1904
- Frédéric-Auguste Bartholdi: Escultor francês, criador da Estátua
da Liberdade, oferecida pela França aos Estados Unidos e situada à
entrada do porto de Nova Iorque - «A América é uma mulher
adorável, mascando tabaco».
1930-08OUT2004
- Jacques Derrida: Filósofo francês - «Há muito tempo, tanto
tempo, eu temia ter que dizer Adeus
a Emmanuel Lévinas. Sabia que minha voz tremeria no momento de o
fazer, e principalmente de o fazer em voz alta, aqui, perante e tão
perto dele, pronunciando a palavra adeus, a palavra a-Deus,
que, de certa forma, lhe devo, essa palavra que ele me terá ensinado
a pensar ou a pronunciar de outro modo» (Adeus
a Emmanuel Lévinas).
IMAG.14-282
VISTORiA
O
Homem Que Roubou a Torre Eiffel

Tenho
muito carinho pela torre, e fiquei feliz em vê-la, depois de tantos
anos de guerra, nevoeiro, chuva e radar, em repouso. No primeiro dia
da mudança caminhei ao seu redor, de vez em quando tocando num dos
suportes: o quarto andar parecia um pouco desconfortável no pedaço
que passava por cima de um afluente manso e lamacento do Sena; então,
coloquei-o mais à vontade. Depois, voltei para sua sede original -
ainda temia que alguém notasse. Os grandes blocos de cimento estavam
lá, sem nada em cima. Lembravam tanto túmulos, que alguém já
havia deixado um maço de flores para os heróis da Resistência. Um
táxi parou trazendo os últimos turistas da estação antes de, como
andorinhas, rumassem para Oeste com a chegada do Inverno.
Graham
Greene
-
A Última Palavra
(1990, excerto)
Cada
Poema

del sitio señalado por la plaga.
Cada poema un traje de la muerte
por las calles y plazas inundadas
en la cera letal de los vencidos.
Cada poema un paso hacia la muerte,
una falsa moneda de rescate,
un tiro al blanco en medio de la
noche
horadando los puentes sobre el río,
cuyas dormidas aguas viajan
de la vieja ciudad hacia los campos
donde el día prepara sus hogueras.
Cada poema un tacto yerto
del que yace en la losa de las clínicas,
un ávido anzuelo que recorre
el limo blando de las sepulturas.
Cada poema un lento naufragio del deseo,
un crujir de los mátiles y jarcias
que sostienen el peso de la vida.
Cada poema un estruendo de lienzos que derrumban
sobre el rugir helado de las aguas
el albo aparejo del velamen.
Cada poema invadiendo y desgarrando
la amarga telaraña del hastío.
Cada poema nace de un ciego centinela
que grita al hondo hueco de la noche
el santo y seña de su desventura.
Agua de sueño, fuente de ceniza,
piedra porosa de los mataderos,
madera en sombra de las siemprevivas,
metal que dobla por los condenados,
aceite funeral de doble filo,
cotidiano sudario del poeta,
cada poema esparce sobre el mundo
el agrio cereal de la agonía.
horadando los puentes sobre el río,
cuyas dormidas aguas viajan
de la vieja ciudad hacia los campos
donde el día prepara sus hogueras.
Cada poema un tacto yerto
del que yace en la losa de las clínicas,
un ávido anzuelo que recorre
el limo blando de las sepulturas.
Cada poema un lento naufragio del deseo,
un crujir de los mátiles y jarcias
que sostienen el peso de la vida.
Cada poema un estruendo de lienzos que derrumban
sobre el rugir helado de las aguas
el albo aparejo del velamen.
Cada poema invadiendo y desgarrando
la amarga telaraña del hastío.
Cada poema nace de un ciego centinela
que grita al hondo hueco de la noche
el santo y seña de su desventura.
Agua de sueño, fuente de ceniza,
piedra porosa de los mataderos,
madera en sombra de las siemprevivas,
metal que dobla por los condenados,
aceite funeral de doble filo,
cotidiano sudario del poeta,
cada poema esparce sobre el mundo
el agrio cereal de la agonía.
Álvaro
Mutis
BREVIÁRiO
Universal
edita em CD, sob chancela Decca, Benjamin
Britten [1913-1976] - The
Masterpieces.
IMAG.71-298-443-473-481
Esfera
dos Livros edita História da
Inquisição Portuguesa 1536-1821 de
Giuseppe Marcocci e José Pedro Paiva.
IMAG.29-34-49-51-139-147-162-183-297-314-321-323-417-428-436
Sony
Music Classical edita em CD, Miles
Davis [1926-1991]
Quintet:
Live In Europe 1969 - The Bootleg Series Vol. 2 por
Miles Davis Quintet.
IMAG.64-84-255-295-340-390
Assírio
& Alvim edita Ostinato
Rigore de Eugénio de Andrade
(1923-2005). IMAG.33-45-150-248-303-326-389-423-432-460
ANUÁRiO
1863-1864
- Neste ano económico, a Alfândega Grande de Lisboa rendeu
215:008$131 réis; a Alfândega do Porto rendeu 195:911$668 réis.
ANTIQUÁRiO
04OUT1804
- Ao regressar a Espanha, vindo da América do Sul, com uma pequena
frota, o navio Nuestra Señora
de las Mercedes é
interceptado junto ao Cabo de Santa Maria, no Algarve, por uma
esquadra inglesa liderada por Graham Moore, que exige uma mudança de
rota, em direcção ao Reino Unido. José Bustamante y Guerra recusa
cumprir a ordem, atacando. O Nuestra
Señora de las Mercedes, que
leva enormes quantidades de ouro, prata e jóias, afunda-se, e morrem
cerca de duzentos e cinquenta tripulantes.
EXTRAORDINÁRiO
OS
HUMANIMAIS - Folhetim Aperiódico
CARTA
NA MÃO DOBRA O ENGUIÇO
- 7
Para
sintetizar pois, num estilo de registo em periódico, sem a carência
de dar um quinau, tudo se passou como se segue: Salomão Emérito foi
de lá para a Boa Hora, e dali para o Palácio do Conde de Andeiro.
Não tardou muito, porém, andava outra vez a seduzir serviçais que,
a pretexto de exercer o seu mister de higiene nas cozinhas, lhe
facultassem depois exceder uma limpeza
completa nas residências contempladas.
– Continua
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