quarta-feira, janeiro 24, 2018

IMAGINÁRiO #447

José de Matos-Cruz | 16 Dezembro 2013 | Edição Kafre | Ano X – Semanal – Fundado em 2004


PRONTUÁRiO

ARTIFÍCIOS
O sucesso dos filmes continua a ser uma incógnita - e isso torna, porventura, tão aliciante o desafio da chamada indústria artística. O lucro reinvestido pela conjugação de vedetas, a reciclagem de ficções, uma distinta exploração de géneros, ou um outro estilo sobre os rituais de acção, permitem ao cinema anglo-americano superar a rotina e a mediania, alcançando por vezes êxitos insuspeitáveis. Aliás, um fenómeno incontrolável, que supera as expectativas mais justas ou estrategicamente planeadas pelo sistema. Eis a proeza de Um Peixe Chamado Wanda / A Fish Called Wanda (1988) de Charles Crichton. Sob o signo da comédia aventuresca, o característico humor britânico à Monty Python - representado por John Cleese e Michael Palin - consuma-se através da chancela de Hollywood, graças à feliz e subversiva estilização heróica: associando um dos Amigos de Alex, Kevin Kline, a Jamie Lee Curtis, filha do mítico casal Tony Curtis e Janet Leigh. Aliás, e após longas negociações, os quatro voltariam a ser Criaturas Ferozes (1997 - Fred Schepisi), revitalizando a mística…

CALENDÁRiO

20DEZ2012-28ABR2013 - Em Lisboa, Museu do Design e da Moda/Mude expõe Interiores: 100 Anos de Arquitectura de Interiores Em Portugal; sendo comissário Pedro Gadanho, a história e a evolução do design e da arquitectura de interiores, numa perspectiva centrada no período entre 1900 e 1999, incluindo espaços projectados por Álvaro Siza Vieira, Alberto Caetano, António Pedro Portugal Mendonça & Manuel Maria Reis, Conceição Silva, Cristino da Silva, Cassiano Branco, Daciano Costa, Eduardo Afonso Dias, Egas José Vieira, Fernando Távora, Fernando Salvador e Margarida Grácio Nunes, Luís Bevilacqua, Marques da Silva, Manuel Graça Dias, Raul Lino, Tomás Taveira ou Ventura Terra.

11JAN-03MAR2013 - No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I apresenta Way Home, exposição de fotografia de Paulo Martins.

12-26JAN2013 - Em Lisboa, Pickpocket Gallery apresenta Transparências - exposição de fotografia de Isabel Aboim Inglez. IMAG.305-416-430

MEMÓRiA

16DEZ1863-1952 - Jorge Agustín Nicolás Ruiz de Santayana y Borrás, aliás George Santayana: Escritor e filósofo espanhol - «Para qualquer ideia é de péssimo agouro estar na moda, pois tal significa que, em seguida, irá tornar-se antiquada para sempre». IMAG.388

17DEZ1493-1541 - Phillipus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim, aliás Paracelso: Médico e alquimista suíço - «Todas as substâncias são venenos; não existe uma que não seja veneno. A dose certa diferencia um veneno de um remédio»

17DEZ1873-1939 - Ford Hermann Hueffer, aliás Ford Madox Hueffer, aliás Ford Madox Ford: Escritor e editor inglês - «Posso efectivamente dizer que, durante um quarto de século, me mantive fiel a uma aspiração irrevogável - registar o meu próprio tempo como o meu próprio tempo, e mais ainda, apelar aos que são melhores poetas e melhores ficcionistas do que eu, para prosseguirem o mesmo objectivo».

1832-17DEZ1923 - Alexandre Gustave Eiffel: «Arquitecto e engenheiro francês, especializou-se em construções metálicas, sendo o melhor da sua época. Iniciou carreira construindo viadutos, o mais destacado sendo o de Garabit de 1882, e pontes metálicas. A estrutura metálica da Estátua da Liberdade, em Nova Iorque, de 1886, também é obra sua. A obra pela qual é mais conhecido é a Torre Eiffel, construída entre 1887 e 1889, em Paris, que se converteu no símbolo da capital francesa. Em Portugal, Eiffel é responsável pela Ponte D. Maria Pia no Porto, deixando vários discípulos e admiradores» (Diário Universal). IMAG.31-49-75-153-399

1909-18DEZ1983 - Henrique Campos: Cineasta português, actor e realizador - «A grandiosidade de Nova Iorque nunca foi filmada e, no entanto, a maior ambição de todos os realizadores é terem a oportunidade de imprimir, nas suas câmaras, as imagens de uma cidade magnífica». IMAG.214

COMENTÁRiO

Em 1988, Um Peixe Chamado Wanda / A Fish Called Wanda deixou patente que um processo alquímico, exposto pelo celulóide, se refunde - exuberante, insólito - na aliança entre talentos e inspirações fecundas. A qual está vinculada à veterania de um realizador como Charles Crichton (1910-1999) - celebrado entre nós por Roubei Um Milhão (1951) e, durante muitos anos, afastado de uma actividade regular, quando ao espectáculo comercial. Daí, a sua surpreendente eficácia, a par com um virtuosismo partilhado com o teatro e a televisão.
A longa ausência de Charles Crichton, de regresso já em condições penosas, tornar-se-ia mais paradoxal, ao testemunharmos um contributo decisivo e, mesmo, uma vitalidade jovial em múltiplas das facetas criativas de Um Peixe Chamado Wanda: também co-autor da história original, com John Cleese, o qual elaborou o argumento e se assumiu, ainda, como produtor executivo. Assim também, Kevin Kline foi distinguido com o Oscar ao Melhor Actor Secundário, pela sua (des)ajustada composição de um feroz cabotino esquizofrénico.
À partida, ressalta uma trama trivial, mas de intensas referências na memória cinéfila. Um gangue anglo-americano efectua um audacioso furto de jóias em Londres, acabando por trair-se reciprocamente: Wanda e o seu suposto irmão, Otto, denunciam à polícia George, o chefe da quadrilha que, pouco antes, retirou o saque do local onde os companheiros o julgavam oculto. Desconfiando entre si, porém fingindo uma inabalável cumplicidade, envolvem-se nas mais hilariantes aventuras, de que se tornarão vítimas.
Uns tentam um meio de escapar à prisão, outros sonham já com um exílio dourado. Entretanto, sobressaem os conflitos passionais - quando Wanda seduz um petulante advogado, incumbido de defender George... Ora, Um Peixe Chamado Wanda tudo afinal resgata, com um humor transgressivo e absurdo - entre os artifícios subjacentes à tipificação de cada personalidade, e um empolamento sarcástico sobre as ancestrais rivalidades (inter)nacionais, os costumes e os recíprocos preconceitos culturais.

ANTIQUÁRiO

16DEZ1773 - Um grupo de colonos disfarçados de índios entra num barco da Companhia das Índias, ancorado no porto de Boston, e lança a carga, sacos de chá, ao mar. Os colonos britânicos protestavam contra uma lei do Parlamento, em Londres, que subia o imposto sobre o chá, por considerarem que só os seus representantes podiam aprová-la. O episódio, emblemático na história dos EUA, abriu o caminho à revolução americana. Dois anos depois, ainda em Boston, começaria a guerra pela independência. 08FEV2010 - Diário de Notícias

17DEZ1903 - Pioneiros da aviação norte-americana, os irmãos Orville e Wilbur Wright realizam o primeiro voo no Flyer, um aeroplano com motor próprio, em Kitty Hawk, na Carolina do Norte.

18DEZ1843 - Em Londres, é lançada a primeira edição do conto Cântico de Natal de Charles Dickens (1812-1870), com ilustrações de John Leech (1817-1864). IMAG.117-278

ANUÁRiO

1863 - Neste ano, em Portugal, segundo o Relatório Geral do Serviço da Repartição de Saúde, falecem de bexigas 1.765 pessoas.

BREVIÁRiO

20th Century-Fox edita em Blu-ray, Um Peixe Chamado Wanda / A Fish Called Wanda (1988) de Charles Crichton; com John Cleese e Jamie Lee Curtis.

Harmonia Mundi edita em CD, Franz Peter Schubert [1797-1828] - Quartetos D. 87, D. 887 por Quarteto Casals. 
IMAG.116-125-203-209-223-285-310-341-366-414

Na colecção Teatro No Cordel, Apenas Livros edita Ano Teatral 1872 de José de Matos-Cruz, para a série Anuário Teatral - Portugal - Século XIX.

Imprensa Nacional-Casa da Moeda edita Cartas Familiares de Almeida Garrett (1799 - 1854).
 IMAG.10-13-99-100-125-163-169-176-180-189-201-213-244-307-328-384

GALERiA

Transparências de Isabel Aboim Inglez

Não se podem abraçar fotografias. O corpo amado não está lá mais. Olham-se rostos difusos ou nítidos como se fossem a sério. As figuras retratadas não vestem a estatura, nem a corporalidade, outrora contornada, serve nunca mais para encaixar a cabeça. São lisas, planificadas e lentas. Permanecem, sem serem fora, da imagem – mesmo que lhe tenha sido reconhecida qualidade técnica para se revelarem, atingido a meta primeira de um qualquer acto fotográfico.
Maria de Fátima Lambert

PARLATÓRiO

Tudo está interligado. O céu e a terra, ar e água. Tudo é uma só coisa; não quatro, e não duas, e não três, mas uma. Se não estiverem juntas, há apenas uma peça incompleta.
Paracelso

Sem comentários:

Enviar um comentário