segunda-feira, novembro 27, 2017

IMAGINÁRiO #408

José de Matos-Cruz | 24 Fevereiro 2013 | Edição Kafre | Ano X – Semanal – Fundado em 2004


PRONTUÁRiO

SEGREDOS
Numa manhã, pelo início de 1944, a Gestapo e soldados alemães penetram num colégio católico da França ocupada, prendendo três miúdos judeus, estudantes sob falsa identidade, e o padre responsável. A acção proviera da denúncia de um mancebo que ali trabalhava, tendo sido expulso por se dedicar ao mercado negro. Os detidos morreram em campos de concentração nazis… Quarenta e quatro anos depois, surgia Adeus, Rapazes / Au Revoir, les Enfants (1987), filme de Louis Malle (1932-1995) - um outro antigo aluno que estabelecera, com uma das vítimas, a amizade particular de adolescentes. Entre a cumplicidade, o fascínio e o resguardo, o cineasta desvenda tal passado de tragédia, impotência, angústia, perplexidade, aliando memórias traumáticas que se fundem com uma emotiva imaginação, através de testemunho solene mas assombrador, na própria irreversibilidade da História. O Leão de Ouro no Festival de Veneza, e um cúmulo de sete Cesars, sagrariam o prestígio deste símbolo europeu do fenómeno das coproduções (entre França, Alemanha e Itália).

CALENDÁRiO

1935-02MAI2012 - Fernando Lopes: Realizador português, entre os representantes do Novo Cinema - «Um vulto incontornável da cultura portuguesa: a sua cultura política e literária, a sua dignidade, a sua gentileza de espírito mas também a sua implacabilidade…» (Baptista-Bastos».  
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03MAI2012 - ZON Audiovisuais estreia A Teia de Gelo de Nicolau Breyner; com Diogo Morgado e Paula Lobo Antunes.  
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MEMÓRiA

30OUT1932-1995 - Louis Malle: Realizador, argumentista e produtor francês, do cinema internacional - «Nos meus filmes, interesso-me por personagens que se encontram numa situação em que contende algo de superior, acabando por desviá-las do seu caminho».IMAG.392

1911-25FEV1983 - Thomas Lanier Williams, aliás Tennessee Williams: Ficcionista e dramaturgo americano - «Há um tempo para partir, mesmo quando não há um lugar certo para onde ir». IMAG.20-253-315

27FEV1933-1978 - Ruy Belo: Poeta e ensaísta português - «Mesmo que não conheças nem o mês nem o lugar / caminha para o mar pelo verão». IMAG.190-332

28FEV1533-1592 - Michel de Montaigne: Escritor francês, ensaísta - «Preparamo-nos para as circunstâncias eminentes, mais por glória do que por consciência. A maneira mais curta de alcançar a glória seria fazer por consciência o que fazemos pela glória». IMAG.386-389

28FEV1823-1892 - Ernest Renan: Escritor e historiador holandês - «A ciência permanecerá sempre a satisfação do desejo mais alto da nossa natureza, a curiosidade; fornecerá sempre ao homem o único meio que ele possui de melhorar a própria sorte». IMAG.389-396

28FEV1903-1986 - Lester Anthony Minnelli, aliás Vincent Minnelli: Cineasta e encenador americano - «Gosto de definir certos limites para a improvisação, porque a chamada química entre os actores pode fazer com que a história acabe por não funcionar».

VISTORiA

E Tudo Era Possível

Na minha juventude antes de ter saído
da casa de meus pais disposto a viajar
eu conhecia já o rebentar do mar
das páginas dos livros que já tinha lido

Chegava o mês de maio era tudo florido
o rolo das manhãs punha-se a circular
e era só ouvir o sonhador falar
da vida como se ela houvesse acontecido


E tudo se passava numa outra vida
e havia para as coisas sempre uma saída
Quando foi isso? Eu próprio não o sei dizer

Só sei que tinha o poder duma criança
entre as coisas e mim havia vizinhança
e tudo era possível era só querer
Ruy Belo - Homem de Palavra[s]

VISTORiA

A Vantagem do Espírito Simples

É verdade que, para uso na vida e para o serviço dos negócios públicos, pode haver excesso na pureza e perspicácia dos nossos espíritos; essa clareza penetrante tem demasiada subtileza e precisão. É preciso entorpecê-los e embotá-los, para os tornar mais dóceis ao exemplo e à prática; e espessá-los e obscurecê-los, para os harmonizar com esta vida escura e terrestre. Por isso os espíritos comuns e menos atentos mostram-se mais apropriados e mais bem sucedidos para conduzir assuntos públicos. E as ideias elevadas e refinadas da filosofia mostram-se ineptas na prática.
Essa aguda vivacidade de alma e essa mobilidade flexível e agitada perturbam as nossas negociações. É preciso manejar os empreendimentos humanos de modo mais grosseiro e superficial, e deixar boa e grande parte deles para os direitos da fortuna. Não é necessário examinar os negócios de maneira tão profunda e subtil. Nisso nos perdemos, ao considerar tantos aspectos opostos e formas diversas: De tanto pesar motivos contraditórios, os seus espíritos haviam-se paralisado (Tito Lívio).
Quem procura e abarca todas as circunstâncias e todas consequências atrapalha a decisão. Uma inteligência mediana guia da mesma forma, e basta para as tarefas de muito e de pouco peso. Observai que os melhores administradores são os que menos nos sabem dizer como o são, e que quase sempre os mais hábeis economistas nada fazem que valha.
Michel de Montaigne
- Ensaios (excerto)

A decadência moral da América começou, na verdade, com a Guerra da Coreia, muito antes do assassinato de Kennedy. A razão principal de nos termos envolvido no Vietname foi evitar que equipamentos de dois milhões de dólares fossem destruídos e tivessem que ser comprados outra vez. Somos os mercadores da morte no mundo, esta outrora grande e bela democracia. Acham que sou comunista, mas eu detesto todos os tipos de burocracia, todos os ismos. Sou um revolucionário, apenas, no sentido de querer escapar a esse tipo de armadilha.
Tennessee Williams
- Conversations (excerto)
COMENTÁRiO

As extensões e as correspondências entre ficção e documentarismo constituem um dos nexos mais sugestivos do cinema de Fernando Lopes, enquanto reflexo de um envolvimento que a realidade e o imaginário suscitam - sobre uma linguagem audiovisual, sua expressão dinâmica e testemunhadora. Em Matar Saudades (1987) confluem ou contrastam-se todas essas incidências ou implicações: melodrama passional, solidão e desenraizamento, transformações sociais e comunitárias, tradição e preconceitos, como que condensados pela vertigem de um fotograma - simultaneamente positivo e negativo, sobreexposto ao transe da consciência, aos dilemas de uma identidade colectiva, em momento de viragem histórica e nacional. Atormentado com as notícias que um irmão lhe enviou da terra, segundo as quais a mulher «anda metida» com outros homens, um emigrante em França regressa furtivamente a Portugal, movido pela intenção obsessiva de fazer justiça. A chegada à aldeia e o assédio a Teresa agravam a perplexidade e a impotência Abel: a vivência e os locais alteraram-se, até as pessoas estão diferentes... Rogério Samora, Teresa Madruga, Eunice Muñoz e Pedro Efe destacam-se no elenco, tendo a rodagem decorrido em Valpaços, Sonim, e Vilar Formoso.

BREVIÁRiO

Avalon/FNAC edita em DVD, Adeus, Rapazes / Au Revoir, les Enfants (1987) de Louis Malle; com Gaspard Manesse e Francine Racette.

Relógio D’Água edita O Arranca Corações de Boris Vian (1920-1959); tradução de Luíza Neto Jorge. IMAG.231-286-289-310-342

Sony edita em CD, Il Progetto [Antonio] Vivaldi [1678-1741] 2 pela violoncelista Sol Gabetta, com Cappella Gabetta sob a direcção do violinista Andres Gabetta. IMAG.169-205-209-254-265-284-294-332

Âncora edita Amália [Rodrigues - 1920-1999] - Confidências Em Noite de Primavera de Luís Machado.
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Naxos edita em CD, Dmitri Shostakovich [1906-1975] - Simphony Nº 6, Simphony Nº 12 - The Year 1917 por Royal Liverpool Philharmonic Orchestra, sob a direcção de Vasily Petrenko. IMAG.100-266

Dom Quixote edita Vida e Destino de Vassili Grossman (1905-1964); tradução de Nina Guerra e Filipe Guerra.

Megamúsica edita em CD, sob chancela Alia Vox, La Sublime Porte - Voix d’Istanbul 1430-1750 por Montserrat Figueras com Hespèrion XXI, sob a direcção de Jordi Savall. IMAG.229-344-360

EXTRAORDINÁRiO

OS ALTERNATIVOS - Folhetim Aperiódico

QUANDO A NOITE ESTÁ PARADA VÃO-SE OS VENTOS DE MUDANÇA - 7

Ambos sem pais aparentes, e desditosos com os parentes.
Ela, educada pela tia Elvira que, lançando um lenço ao pescoço, não conseguira asfixiar-se, mas caiu da cadeira, do que lhe resultou ficar muito maltratada. Que dores lhe alanceariam o peito?
Ele, afilhado de um certo industrial Felner que, acusado de falcatrua, o júri não lhe encontrou criminalidade, tendo-o portanto absolvido. Porém, foi acometido de um fatal insulto apoplético.
Continua

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