PRONTUÁRiO
DETALHES
Logrando
um sucesso intemporal e rendendo os leitores através de gerações,
os grandes clássicos em quadradinhos geram fenómenos para além da
nostalgia cultural e do fascínio artístico, os quais revertem para
a própria sagração do imaginário. A partir dos títulos originais
que celebraram as aventuras de Astérix
o Gaulês,
nada ficou igual quanto à revisão lúdica e irónica da história à
escala europeia, cujo pólo de atracção é uma pequena aldeia de
irredutíveis… Para conhecê-los melhor e aos seus aliados ou
adversários, a Asa propõe a colecção Tudo
Sobre…,
concebida e realizada por Les Éditions Albert René, segundo a
inspiração primordial de René Goscinny & Albert Uderzo. Além
do venerável druida Panoramix,
que controla o segredo da poção mágica, ou de Os
Romanos,
suas principais e preferidas vítimas, também Pepe
- um miúdo caprichoso, natural da Ibéria - tem o seu livro de
glória e memória. As imagens ao pormenor, e as revelações de
circunstância, a par com os desenhos inéditos, tornam esta proposta
irresistível e enriquecedora, sob o signo de Astérix
- por Toutatis!
CALENDÁRiO
19DEZ2011
- O fado Já Não Estar
(letra de Manuela de Freitas, música de José Mário Branco),
interpretado por Camané no filme Mistérios
de Lisboa de Raul Ruiz,
integra a short-list
de 39 candidatas para o Oscar à Melhor Canção Original, pela
Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
IMAG.287-330-357-371
19DEZ2011
- Reunida no Cinema São Jorge, a Assembleia Geral da Academia
Portuguesa das Artes e das Ciências Cinematográficas decide
atribuir anualmente, a partir de 2012, os Prémios Sophia (em
homenagem à poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen), os quais
contemplarão os filmes de maior destaque nas diversas categorias -
Longa Metragem, Curta Metragem, Documentário, Animação, Melhor
Filme Estrangeiro - além de um Prémio Carreira.
IMAG.2-18-112-168-213-249-268-302-362-364
1923-26DEZ2011
- Samuel Robert Rivers, aliás Sam Rivers: Saxofonista americano,
integrou o movimento bebop
(anos 50), tendo acompanhado
a cantora Billie Holiday (anos 60) e o trompetista Miles Davis (1964)
- «A sua abordagem à improvisação era desinibida e firmemente
fundamentada em grande inteligência e excelência técnica» (The
New York Times).
1920-30DEZ2011
- Ronald Searle: Ilustrador e cartoonista britânico, autor de St
Trinian’s School (1948) -
«Até ao fim, com um lápis e um pedaço de papel, continuou a
desenhar tranquilamente, o que nos dá ideia da diferença de
carácter entre ele e um ser humano comum» (Russell Branddon).
13JAN-23FEV2012
- Em Lisboa, Galeria Diferença expõe, no Espaço Quadrado, London
Diaries de André Ruivo.
IMAG.375-378
13JAN-11MAR2012
- No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I expõe
Instintos Oníricos de
Cohen Fusé.
MEMÓRiA
09OUT1782-1866
- Lewis Cass: Militar e político americano - «As pessoas podem
duvidar das tuas palavras, mas acreditarão nas tuas acções».
15OUT1922-2009
- Alfons Figueras: Argumentista e ilustrador espanhol de banda
desenhada, criador de Aspirino
y Colodión - «O público
gosta de rir e, em geral, não tem consciência do terror que pende
sobre a sua cabeça». IMAG.260
1920-15OUT2002
- Manuel Nunes da Fonseca, aliás Mário Castrim: Ficcionista, poeta
e jornalista português - «Esperança: / é a maneira / como o
futuro fala / ao nosso ouvido. / Depois / há que saber /
organizá-lo. // Então / os comunistas entram em acção.» (Ser
Comunista, Hoje).
IMAG.175-317
INVENTÁRiO
COHEN
FUSÉ
Se
bem que a arte de Cohen Fusé se haja expandido no estrangeiro,
chegando a países como Bélgica, Estados Unidos, Venezuela e
Inglaterra, é na plataforma ibérica, designadamente em Portugal,
que ele vem consumando as suas propostas estéticas de maior
envergadura em disciplinas tão diversificadas como cerâmica,
pintura mural, azulejo ou desenho de jóias.
A
dicotomia sedução / paixão cristalizada em Instintos
Oníricos, a partir de
referentes e referências que são parte intrínseca do imaginário
do artista, constitui o núcleo aglutinador da sua pintura, cuja
expressão não raro se torna um desafio à perspicácia do fruidor.
Entre naturezas mortas e a exploração mítica do corpo feminino,
há-de aquele encontrar o equilíbrio que faz de umas e outra
objectos de prazer. A síntese temática daí decorrente remete para
um pacto de solidariedade entre o criador e o receptor da sua
mensagem.
COMENTÁRiO
Os
enredos - múltiplos e diversificados - entrelaçam-se no conjunto
dos 3 vols., sendo os seus protagonistas personagens estranhas que
têm em comum a faculdade exótica de mudarem de nome com a mesma
facilidade como quem muda de camisa. Assim, Pedro da Silva, conhecido
por João, chamar-se-á também Álvaro de Oliveira; o «Come-Facas»
usava os seguintes pseudónimos: Barba-Roixa, Leopoldo Saavedra,
Tobias Navarro e Alberto Magalhães, e Sebastião de Melo faz-se
passar pelo padre Dinis Ramalho e Sousa e duque de Cliton. Por outro
lado, a vastidão do mundo (Portugal, França, Bélgica, Inglaterra,
África, Japão e Brasil) é o cenário onde se desenrolam os
conflitos ficcionais, marcados por vectores que perdurarão na
novelística camiliana: a vingança, o anátema, o amor de mãe, a
passionalidade, que se confunde com a ganância, a perversidade e a
santidade. De permeio indícios vários de reminiscências
biográficas do autor.
Alexandre
Cabral
-
Dicionário de Camilo Castelo
Branco
Do
mesmo modo que outros ilustres antecessores, como Os
Mistérios de Paris de E.
Sue, Sem Família,
As Duas Pequenas Órfãs,
as suas personagens são vítimas, são exemplo, de vertiginosa
mobilidade social do século romântico que inventou a estética do
suicídio e os direitos de autor, o culto pelos cemitérios e ruínas
e a revolução libertária; o culto pela Idade Média e a indústria.
Tal como acontece com eles, os Mistérios
de Lisboa entram e saem do
sistema narrativo que Camilo propõe, as histórias, tal como neles
acontece, embrenham se nos seus próprios meandros, contam nos
factos incríveis. E não acredita neles. A tempestade de avatares
composta pelos três romances nunca é seguida de bom tempo…
Enquanto
filmava os Mistérios…,
pensei várias vezes em Lineu: um jardim é um campo de batalha. Toda
a flor é monstruosa. Em câmara lenta, qualquer jardim é
shakesperiano…
Raul
Ruiz
-
Prefácio a Mistérios de
Lisboa (1853-1854) de Camilo
Castelo Branco
-
Edição Relógio D’Água (2010)
ANTIQUÁRiO
13SET1572
- Em Lisboa, prepara-se uma poderosa armada, que uns dizem ser para
guerrear os turcos, outros para ir contra os huguenotes a favor de
Henrique III. Compõe-se de quarenta navios de alto bordo e leva
alistados dez mil combatentes. É comandada pelo general D. Duarte,
filho do Infante D. Duarte. Mas levanta-se no rio tão forte
temporal, que, em poucos momentos, umas naus vão ao fundo, outras
ficam inteiramente inundadas. 13SET1865
- Diário de Notícias
OUT1872
- Neste mês, entram na Prisão do Limoeiro, em Lisboa, 128 detidos,
saindo 155.
OUT1872
- Neste mês, despacham-se em Lisboa, para exportação, frutas
frescas no valor de 20:532$700 réis, e ditas secas no de 18:947$060.
OUT1872
- Neste mês, exportam-se de Lisboa, para o estrangeiro, 1.390.000
quilogramas de minério de ferro, no valor de 8:800$000 réis.
OUT1872
- Neste mês, o café despachado em Lisboa, para consumo, consta de
221.798 quilogramas, dos quais 216.590 vieram das colónias, e paga
de direitos 11:348$795 réis.
OUT1872
- Neste mês, exportam-se de Lisboa 26.196 decalitros de azeite de
oliveira, no valor (para direitos) de 35:269$680 réis.
BREVIÁRiO
Dom
Quixote edita A Toupeira
de John Le Carré; tradução de J. Teixeira de Aguilar.
IMAG.167-232-342
Universal
edita em CD, sob chancela Deutsche Grammophon, René
Pape - [Richard] Wagner
[1813-1883], com
Staatskapelle Berlin, sob a direcção de Daniel Barenboim.
IMAG.14-68-78-86-104-111-147-212-215-285-330
Relógio
D’Água edita De Olhos
Abertos de Marguerite
Yourcenar (1903-1987); tradução de Renata Correia Botelho.
IMAG.47-159-263
Na
série Astérix o Gaulês de
René Goscinny & Albert Uderzo, Asa edita a colecção Tudo
Sobre… Panoramix / Os Romanos / Pepe,
com concepção e realização de Les Éditions Albert René.
IMAG.2-4-21-29-37-58-69-76-94-101-136-179-206-245-248-275-290-342-356
Dom
Quixote edita A Humilhação
de Philip Roth; tradução de
Francisco Agarez. IMAG.182-198-240-290-328-375
VISTORiA
Na
hora certa.
Disse
que chegaria.
Declarou dia e hora.
Tão longe que ela mora
que diabo, até
se lhe perdoaria
que, perdendo a maré,
chegasse no outro dia.
Declarou dia e hora.
Tão longe que ela mora
que diabo, até
se lhe perdoaria
que, perdendo a maré,
chegasse no outro dia.
De
tudo se abrigou
na sorte ingrata
e à hora exacta
«aqui estou!»
disse da alta esfera.
na sorte ingrata
e à hora exacta
«aqui estou!»
disse da alta esfera.
Bem-vinda
Primavera!
Mário
Castrim
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