PRONTUÁRiO
INUNDAÇÕES
O
mais caprichoso rio do mundo, com três mil e setecentos quilómetros
de água suja - «demasiado espessa para que se navegue bem,
demasiado líquida para ser cultivada» - segundo o capitão Ned, o
Mississipi serve de palco flutuante à radical rivalidade entre
Barrows e Lowriver, respectivamente proprietários do Daisy
Belle
e do Asbestos
D. Plower,
os dois únicos barcos de passageiros e mercadorias no trajecto desde
Nova Orleães até Mineápolis. Até que mais uma zaragata no Café
Creole, em plena capital do Luisiana, entre os desavindos
competidores, leva-os ao espectacular desafio de uma corrida - como
se fosse uma viagem normal - decisiva, pois o vencedor ficará com o
exclusivo da exploração fluvial. O pior é que Lowriver é
traiçoeiro, recorrendo aos truques mais desonestos para ganhar. O
melhor é que Barrows conta com Lucky Luke - o cowboy
que dispara mais
rápido que a própria sombra
- para travar as investidas e chegar a bom porto… Em mais um
clássico das aventuras de Lucky
Luke,
reeditado sob cancela Asa, eis Subindo
o Mississipi (1961)
com argumento de René Goscinny (1926-1977) e ilustração de Morris
- aliás, Maurice de Bevère (1923-2001). Cinquenta anos depois, eis
a ironia actual e fabulosa, como reconhecia Morris, de um «herói
que atrai sucessivas gerações... Parece incrível! Esse é o
privilégio da bd, sobretudo de carácter popular: o interesse
continua, para sempre».
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MEMÓRiA
12SET1902-1981
- Malcolm de Chazal: Escritor e pintor maurício - «O homem está
pronto para tudo, desde que lhe seja dito com mistério… Quem quer
ser acreditado, deve falar baixo». IMAG.341
1533-13SET1592
- Michel de Montaigne: Escritor e ensaísta francês - «A morte não
nos diz respeito, nem mortos nem vivos; vivos, porque ainda o
estamos; mortos, porque já não existimos».
1929-14SET1982
- Grace Kelly: Actriz americana de cinema, princesa do Mónaco - «A
emancipação da mulher fê-la perder o seu mistério».
IMAG.47-250-381
CALENDÁRIO
05OUT1922-08NOV2011
- William Aloysius Keane, aliás Bil Keane: Ilustrador americano,
cartoonista e criador de The
Family Circus (1960) - «Ontem
é o passado, amanhã é o futuro e o hoje é uma oferta… É por
isso que lhe chamamos presente».

15NOV-31DEZ2011
- No átrio da Casa da Moeda, Imprensa Nacional - Casa da Moeda expõe
Cartas da Real Fábrica.
15NOV2011-25MAR2012
- Em Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga expõe Cuerpos
de Dolor - A Imagem do Sagrado Na Escultura Espanhola (1500-1750).
18NOV2011-29JAN2012
- No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I apresenta, com
Artistas Unidos, Quatro
- exposição de pintura por Sofia Areal, Manuel Casimiro, Jorge
Martins e Nikias Skapinakis. IMAG.42-46-72-102-281-333-341-358
20NOV-31DEZ2011
- No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I apresenta D.
Carlos - Um Olhar Sobre o Rei Pintor de
Isabel de Goes.
25NOV2011-05FEV2012
- No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I expõe Holes
de Mercedes Lara.
26NOV2011-26FEV2012
- Museu da Cidadela, em Cascais, apresenta Jogo
da Glória - O Século XX Malvisto Pelo Desenho de Humor,
exposição organizada a partir da Colecção Ricon Peres.
1927-27NOV2011
- Ken Russell: Cineasta inglês - «Fazer filmes é muito complicado,
e creio que a palavra acessível faz supor que se trata de uma
actividade simples - quando, de facto, é extremamente difícil… Ao
contrário da maior parte das pessoas, a realidade não me atrai, é
algo sem interesse. Está demasiado à nossa volta». IMAG.166
27NOV2011
- Em Bali, na Indonésia, o Fado é proclamado Património Cultural
Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
30NOV2011-14JAN2014
- No Teatro da Politécnica, em Lisboa, Artistas Unidos apresenta A
Farsa da Rua W de Enda Walsh;
com Américo Silva e João Meireles.
30NOV2011-22JAN2012
- Em Lisboa, Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva expõe Vieira
da Silva & Gerardo Rueda - Um Diálogo Convergente.
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VISTORiA
Viver
No Escuro ou Na Sombra

Os
que compararam a nossa vida com um sonho tiveram razão, talvez, mais
do que pensavam. Quando sonhamos, a nossa alma vive, age, exerce
todas as suas faculdades, nem mais nem menos do que quando está em
vigília; porém de modo mais frouxo e obscuro, decerto não tanto
que a diferença seja como da noite para uma viva claridade, mas sim
como da noite para a sombra: lá ela dorme, aqui dormita, mais e
menos. São sempre trevas, e trevas profundas e perpétuas.
Michel
de Montaigne
-
Ensaios
Só
Sorri
Entre
As
Crianças.
Se
o ar
Não
se tornasse
Borboleta
Como
Poderia
A
borboleta
Voar
No
Ar?
O
robô
É
O
cego
Conduzindo
O
paralítico.
Para
A
lama
A
porcaria
É
A
água.
As
plantas
Só
têm
Complexo
No
Pote.
As
mulheres
Procuram
Deus
Na
Igreja
E
o Diabo
Na
cama.
Malcolm
de Chazal
COMENTÁRiO

Alfred
Hitchcock: É possível, mas você
mesmo concorda comigo, que elas só têm feito filmes maus. E porquê?
Porque, com elas, não pode haver surpresa nem, portanto, cenas
impecáveis; com elas, não há a descoberta do sexo. Tome em atenção
o princípio de Ladrão de
Casaca / To Catch a Thief (1955).
Fotografei Grace Kelly impassível, e a posição mais frequente que
escolho é a de perfil, com um ar clássico, muito esbelta e glacial.
Mas, enquanto caminha pelos corredores do hotel, e Cary Grant a
acompanha até à porta do quarto, o que faz ela? Sem rodeios, mete
os seus lábios entre os do homem.
François
Truffaut: Isso
é verdade, mas aí esperava-se tudo, menos uma tal reacção. No
entanto, em meu entender, a sua teoria do sexo um pouco frígido é
algo que o senhor consegue impor, independentemente da inclinação
natural do público, a quem apetece ir logo ver as tais mulheres
fáceis.
Alfred
Hitchcock: Talvez tenha razão,
mas não se esqueça de que, quando um filme meu acaba, sente-se que
os espectadores estão satisfeitos.
François
Truffaut: Eu
não me esqueço, mas atrevo-me a propor uma hipótese: não acha que
esse aspecto dos seus filmes agrada mais ao público feminino do que
ao masculino?
Alfred
Hitchcock: É possível, mas
responder-lhe-ei que, num casal, é a mulher quem escolhe o filme que
vão ver; e direi mais, é ela quem decide, no fim, se era bom ou
mau. As mulheres podem suportar a vulgaridade na tela, desde que não
a protagonizem pessoas do seu próprio sexo. O meu trabalho com Grace
Kelly consistiu em proporcionar-lhe, de Chamada
Para a Morte / Dial M For Murder (1954)
a Ladrão de Casaca,
papéis cada vez mais interessantes, de um filme para o outro. Em
Ladrão de Casaca,
que era sobretudo uma comédia nostálgica, eu sabia que não podia
optar por um final completamente feliz. Por isso rodei aquela cena
que decorre numa árvore, quando Grace Kelly segura Cary Grant por
uma manga. Cary Grant deixa-se convencer, casará com Grace Kelly,
mas a sogra irá viver com eles. Deste modo, será um epílogo quase
trágico.
François
Truffaut
-
O Cinema de Alfred Hitchcock
BREVIÁRIO
Colibri
edita Da Riviera Portuguesa à
Costa do Sol - Fundação, Desenvolvimento e Afirmação de Uma
Estância Turística (Cascais - 1850-1930) por
João Miguel Henriques. IMAG.176
Universal
edita em DVD, sob chancela Deutsche Grammophon, Ioan
Holender Farewell Concert com
Wiener Staatsoper.
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