quinta-feira, outubro 05, 2017

IMAGINÁRiO #381

José de Matos-Cruz | 01 Agosto 2012 | Edição Kafre | Ano IX – Semanal – Fundado em 2004

PRONTUÁRiO

AVENTURAS
Mitificados pela própria lenda de Hollywood, muitos filmes americanos, consagrados entre clássicos e obras-primas, transferem-se para além da sua história, ou do específico enquadramento em que surgiram, eles mesmos testemunhos de um espectáculo tão virtual como o cinema e seus modelos de produção. Céu Aberto /The Big Sky (1952) é exemplar de tal fenómeno, realizado por Howard Hawks (1896-1977) com a chancela RKO, através da sua Winchester Productions. Em 1938, Hawks dirigira As Duas Feras para aquela companhia, então uma das três majors de Hollywood, e entretanto em crise, passando a ser gerida por Howard Hughes. Pretendendo revitalizá-la, este desafiou Hawks - um nome prestigiado e de sucesso popular - a concretizar um segundo western, após o tão apreciado Rio Vermelho (1948). E Hawks não resistiu ao repto do seu velho amigo, que lhe dava finalmente ensejo de constituir um «fresco original», adaptando o épico The Big Sky do eminente escritor A.B. Guthrie Jr. A árdua tarefa, que aliás se deteve pelos primeiros trechos romanescos, foi confiada ao talentoso Dudley Nichols, que assinou argumentos tão notáveis como Cavalgada Heróica (1939) de John Ford, entre as décadas áureas de ’30 e ’50.

CALENDÁRiO

15JUL-23OUT2011 - Em Lisboa, Galeria do Museu Rafael Bordalo Pinheiro expõe Rafael Bordalo Pinheiro - Retratos Em Barro.  
IMAG.22-32-43-59-77-98-115-197-208-242-246-256-365

21OUT-06NOV2011 - Na Amadora, decorre o 22º Festival Internacional de Banda Desenhada - Amadora Bd 2011. Tendo O Humor como tema central, o certame apresenta um conjunto diversificado de exposições de autores nacionais e estrangeiros. representativos das várias tendências e correntes dos quadradinhos, dos clássicos aos contemporâneos, do mainstream à vanguarda.

09ABR1922-29SET2011 - Albert Weinberg: Artista belga de banda desenhada, criador de Dan Cooper (1957) - um piloto da Royal Canadian Air Force - traduzido para quinze línguas, e com mais de vinte e cinco milhões de álbuns vendidos. IMAG.253

20OUT2011 - ZON Lusomundo estreia O Barão de Edgar Pêra; com Nuno Melo e Leonor Keil. IMAG.23-53-91-142-284

29OUT2011-06JAN2012 - No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I apresenta, com Fundación Bancaja, Pablo Picasso - Le Carnet de «La Californie» - Obra Gráfica. IMAG.14-119-187-224-281-310-344-347-356

11-26NOV2011 - No Estoril, Espaço Memória dos Exílios apresenta Luzes & Sombras - O Poder do Olhar, o Olhar do Poder, ciclo de cinema organizado por José de Matos-Cruz.

ANTIQUÁRiO

AGO1872 - Neste mês, acorrem à Biblioteca Nacional de Lisboa 1.027 leitores, que pediram 2.342 volumes, sendo 1.314 de ciências e artes, 965 de história, literatura e poligrafia, e 63 manuscritos.

03AGO1492 - Cristóvão Colombo (1451-1506) larga do porto de Palos de la Frontera, Espanha, às ordens dos Reis Católicos, com a nau Santa Maria, e as caravelas Pinta e Niña capitaneadas por Martin Alonso e Vicente Yañes Pinzon, levando cerca de noventa marinheiros. Em OUT1492, acostaram às Baamas, no Golfo do México - descobrindo a América, quando presumiam ter atingido o Extremo Oriente. Em 1502, após inúmeras vicissitudes e desinteligências, Colombo fará uma quarta e última viagem às Índias Ocidentais. IMAG.83-160-181

ANUÁRiO

1872 - Nos sete primeiros meses do corrente ano, são exportados pela Alfândega do Porto 35.247 pares de calçado, todos de manufactura portuguesa.

MEMÓRiA

03AGO1902-1986 - Ercília Costa: Actriz teatral, compositora, cantora - «As pessoas ouviam-na e choravam, Ercília cantava também com as lágrimas nos olhos. Era um fenómeno de comunicação. A sua voz tinha algo de tragédia grega, a sua expressão era, diziam, a de uma santa. Assim nasce o nome de Santa do Fado» (Eduardo Damas). IMAG.77-267

1926-05AGO1962 - Norma Jean Baker, aliás Marilyn Monroe: Actriz americana de cinema - «Eu sei que eu pertenço ao público e ao mundo, não por ser talentosa ou mesmo por ser bonita, mas porque nunca pertenci a nada e nem a ninguém». IMAG.70-85-114-189-360

INVENTÁRiO

CÉU ABERTO
Howard Hawks teve um contratempo quanto à escolha dos protagonistas de Céu Aberto / The Big Sky (1952) - pois pretenderia Robert Mitchum e Marlon Brando, quanto aos papéis que couberam a Kirk Douglas e Dewey Martin. E nunca se coibiu de acentuar um tal lamento - sobretudo em relação a Douglas, que considerava um convincente duro, mas incapaz de exprimir sentimentos como a amizade entre dois homens. Em sua opinião, é esse o nexo fundamental em Céu Aberto, chegando mesmo a referir que se trata de «amor». Um amor relativo à cumplicidade e à virilidade sob o signo da aventura, e não de conotações homossexuais como as suas palavras chegaram a suscitar, em comentários que tanto o indignaram. Porém, a insistência do cineasta em tal miscasting levou analistas a realçar o eficaz desempenho de Douglas, tendo em Martin um comparsa convincente, a ponto de ser difícil congeminar o que seria a fita, com outros intervenientes. A propósito, a Academia citou Arthur Hunnicutt como Melhor Actor Secundário, sendo ainda nomeado para o Oscar à Melhor Fotografia a Preto-e-Branco - um portento em imaginário telúrico - Russell Harlan, que trabalhou com Hawks em oito filmes, incluindo outros westerns, Rio Vermelho e Rio Bravo (1958).
Contrariando a rotina em Hollywood, a rodagem de Céu Aberto decorreu em exteriores, mesmo quanto aos cenários naturais, na região de Snake River. Tal confere uma peculiar atmosfera realista à exaltação do Oeste, por volta de 1832, enquanto fronteira primitiva para lá de St. Louis. Dois amigos errantes, Jim Deakins e Boone Caudill juntam-se ao tio deste, Zeb e a Jourdonnais, capitão do barco fluvial Mantan, para subirem o rio Missouri, até à tribo amistosa dos Pés Negros, na expectativa de negociarem peles. Acompanha-os a princesa nativa Teal Eye, por quem Jim e Boone se apaixonam. Durante a acidentada viagem para o Montana, são atacados por índios Crows, a mando da Fur Trade Organisation, que receia a ameaça ao seu predomínio comercial. Chegam incólumes ao destino, mas Jim está ferido no coração e partirá, pois Teal Eye decide casar-se com Boone... A perspectiva profunda e exaltante de Howard Hawks, entre lances de acção, drama e humor, recorta-se num Céu Aberto - cujo sucesso de bilheteira se esbateria, após a promissora estreia em Chicago, agravando a situação financeira da RKO. Porém, já nessa altura Céu Aberto era estimado na Europa como um dos grandes westerns de sempre, enquanto os Cahiers du Cinéma reflectiam o génio de Howard Hawks. Um fulgor minimalista e elegíaco, para aludir à sublimação musical por Dimitri Tiomkin - consumando esta fascinante saga da América pioneira. IMAG.27-160-274-377

EPISTOLÁRiO

Aos Reis Católicos
Era jovem quando ofereci os meus serviços a Vossas Majestades. Agora os meus cabelos são brancos e o meu corpo é débil. Tudo o que meus irmãos e eu mesmo possuímos, foi-nos tomado e vendido, inclusive o meu manto, o que grandemente ofendeu a minha honra. Não creio ter sido o acontecimento ordem de Vossas Majestades. A restauração da minha honra e a restauração das minhas perdas, assim como o castigo dos que provocaram tais injustiças, somente poderão engrandecer, mais uma vez, Vossas Majestades…
Debruçado sobre a minha dor, ferido e aguardando quotidianamente a morte, cercado por um milhão de selvagens hostis e cruéis, privado dos Sacramentos da Santa Igreja, como ficará abandonada a minha alma assim que ela deixar o meu corpo!...
Suplico humildemente a Vossas Majestades que se dignem ajudar-me, se Deus permitir que abandone estas paragens, e me desloque a Roma, e inicie outras peregrinações. Queira a Santíssima Trindade proteger vossas vidas e vossos bens.
Escrita nas Índias, na ilha da Jamaica, a sete de Julho de mil quinhentos e três.
Cristóvão Colombo (excertos)

A Lee Strasberg
Tenho a certeza de que acabarei louca, se continuar a viver neste pesadelo.
Marilyn Monroe (excerto)

COMENTÁRiO

François Truffaut: A propósito de Ladrão de Casaca/To Catch a Thief (1955), os jornalistas interessaram-se pelo modo como concebe a heroina cinematográfica. O senhor declarou, em ocasiões diversas, que Grace Kelly o fascinava porque, nela, o sexo é «indirecto».
Alfred Hitchcock: Quando abordo questões sexuais no ecrã não me esqueço, também, de que o suspense domina tudo. Se o sexo é demasiado apelativo ou demasiado evidente, não há suspense. O que é que me leva a escolher actrizes loiras e sofisticadas? Nós somos atraídos por mulheres mundanas, verdadeiras damas que, na cama, se portam como prostitutas. A pobre Marilyn Monroe tinha o sexo estampado em todos os traços do seu rosto, tal como Brigitte Bardot, e isso não permite grandes subtilezas.
François Truffaut
- O Cinema de Alfred Hitchcock

OBSERVATÓRiO

O ano de 2011 é um marco importante para a afirmação da banda desenhada portuguesa, pois completam-se 100 anos sobre a criação da Sociedade dos Humoristas Portugueses, evento que simboliza uma alteração na forma de fazer e de pensar a Bd que, a partir desta data, se autonomizou da caricatura. O Humor foi então o mote para a criação da imagem por Filipe Andrade, premiado com o Melhor Desenho para Álbum Português em 2010. O desafio do artista foi o desenvolvimento de uma imagem forte, emotiva, atractiva, que promovesse o riso. O resultado foi a criação de quatro personagens divertidas - mãe, pai, filho e avó - os “super cueca” que têm o super poder de, com um simples gesto, se rirem de si próprios, inspirar-nos e fazer-nos rir também.

Sem comentários:

Enviar um comentário